cartaz live 1 2021

Projeto, agora, tem parceria com a Taturana Mobilização Social, uma distribuidora de filmes com foco em documentários

O projeto de extensão do curso de graduação em Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), voltado para o estudo de cinema, o Cine UEM, retorna com suas lives este mês. Na próxima terça-feira, 23, das 19 horas às 20h30, os organizadores recebem os diretores Rodrigo Teixeira Marques e Tiago Tambelli e a atriz Lilith Cristina.

O Cine UEM é uma iniciativa do curso de Multimeios, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), em parceria com o projeto de ensino Ás de Paus, do Laboratório de Comunicação e Multimeios da UEM. O projeto vai retomar as lives mensais com diretores de cinema e outros convidados. A parceria entre os cursos de Comunicação e Multimeios da UEM e da PUC-SP continua com a participação de professores das duas instituições.

A novidade é que, agora, o Projeto conta com uma parceria sistemática da distribuidora de filmes Taturana Mobilização Social, que, durante esse semestre, disponibilizará para o Projeto links de acesso a documentários acerca do tema impacto social, ou seja, filmes que podem ser utilizados como ferramentas de mobilização, protesto, empoderamento e que, também, articulam diferentes pontos de vista sobre temas sociais relevantes.

Estreia 2021 - Neste domingo (21), o primeiro filme dessa parceria será disponibilizado. É o documentário “Escolas em Luta” (2017). O link vai ser postado no Instagram do Cine UEM. Na terça-feira, haverá o debate sobre essa produção. Participarão dois dos diretores do filme, Rodrigo Teixeira Marques e Tiago Tambelli, e Lilith Cristina, que é atriz, performer, artista da palavra, estudante de teatro, integrante do grupo Coletivo A Ocupação, além de ter participado do movimento secundarista de ocupação das escolas, em 2015, em São Paulo. Como interlocutores, vão atuar os professores Sergio Basbaum (PUC-SP) e Daniela Polla (UEM). A mediação será do coordenador do Cine UEM,  professor Rodrigo Gontijo (UEM).

Rodrigo Teixeira Marques é documentarista e educador, mas atua como roteirista, diretor, fotógrafo, montador e realizador. Ele também é cofundador da produtora Complô e vem realizando documentários, desde 2005, com destaque para os longas-metragens “Escolas em Luta”, “Pedro Osmar, prá liberdade que se conquista” e “Carregador 1118”.

Já Tiago Tambelli, estudou cinematografia na Escola Internacional de Cinema e TV em Cuba e, em 2003, fundou a produtora Lente Viva Filmes. Foi também diretor de fotografia do filme "Democracia em Vertigem" e, atualmente, está dirigindo o filme "O Riso da Dor", no território da Cracolândia, e preparando "O Criador de Tudo", sobre o neurocientista Miguel Nicolelis.

cartaz filme escolas em luta

“Escolas” - Confira o trailer e a sinopse do filme “Escolas em Luta” (2017). A obra conta a história do episódio que aconteceu no estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil. O modus operandi da educação pública sofre um revés, quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende. Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista: algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O estado decreta guerra aos estudantes. Toda relação se transforma após uma revolução. “Escolas em Luta” aprende com essa garotada um novo modo de construção e de estar no mundo.

A live é aberta a toda comunidade e será realizada on-line, no canal do YouTube do Cine UEM. O link será disponibilizado no dia, na bio do Instagram: @CineUEM.

Texto produzido em colaboração com a estagiária da PEC, Milena Massako Ito, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.