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Publicação problematiza diversas questões ligadas ao racismo estrutural

Dois professores do Departamento de História, Ana Lúcia da Silva e Angelo Aparecido Priori, juntamente com uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UEM, Camilla Samira de Simoni Bolonhezi, organizaram o livro “Ensino de História, Diversidade e Educação Antirracista”.

A obra é uma coletânea com 19 capítulos, escritos por diversos autores, entre historiadores e profissionais da educação, ligados às Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Norte Pioneiro (UENP), do Paraná (Unespar), entre outras. Além de profissionais ligados à Secretaria de Estado da Eduçação (SEED-PR).

De acordo com a professora Ana Lúcia da Silva, o livro foi pensado dentro do contexto da pandemia de Covid-19 e como esta evidenciou diversas desigualdades raciais e organizações da nossa sociedade civil e do Estado, que operam dentro de uma lógica de racismo estrutural, ao não garantir à população negra direitos assegurados por lei.

O livro também trabalha com questões ligadas à população negra e o ativismo pelos direitos destas pessoas em outros países, em especial Estados Unidos. Um dos capítulos, escrito pela professora Ana Lúcia e pelo professor Angelo Priori, trabalha com a história do povo negro no Brasil e nos Estados Unidos, a partir da diáspora dos afrodescendentes e do ativismo de grupos como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que atuou, principalmente, depois do assassinato de George Floyd, homem negro, por um policial branco.

O livro foi publicado pela Editora Brazil Publishing e, posteriormente, estará disponível no formato digital na plataforma da Amazon. No dia 26 de fevereiro, será realizada uma live no Facebook da editora com os três organizadores do livro.