WhatsApp Image 2020 08 07 at 14.56.56

O recrutamento de voluntários será iniciado ainda neste mês

Pesquisadores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), por meio do seu Núcleo de Pesquisas Clínicas, estão participando de um estudo internacional (Comt.ICE), que tem o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de um medicamento experimental para o combate à Covid-19. Eles estão avaliando se administrá-lo em pessoas do grupo de risco e com sintomas leves e moderados pode ajudar a impedir que a doença se agrave. 

O HUM é o único hospital do Paraná a participar deste estudo que iniciará a fase de recrutamento a partir da segunda quinzena deste mês e pretende selecionar de 8 a 10 pacientes.

 A coordenadora de estudos do Núcleo de Pesquisas, Sandra Bin Silva, explica que mesmo com a vacina a doença ainda vai continuar existindo e “por isso é necessário continuar estudando medicamentos para tratá-la ou para que ela não evolua para uma piora”.

O medicamento estudado contém um anticorpo especificamente direcionado contra SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, que pode melhorar ou não a capacidade do corpo de combater a doença.

A participação dos voluntários é estimada em aproximadamente 24 semanas. Para ser elegível é preciso ter 18 anos ou mais e apresentar algum dos fatores de risco, como diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica entre outros. Ou ainda ter a partir de 55 anos, independente de outros fatores de risco, ter resultado positivo para coronavírus e apresentar um ou mais dos sintomas de Covid-19.

A princípio, o medicamente está sendo chamado de VIR-7831, pois como está em fase experimental não é comercializado para tratamento de nenhuma doença. As pesquisas clínicas são importantes para que a medicina avance. Hoje os tratamentos para várias doenças só estão disponíveis por causa dos voluntários.

O Núcleo de Pesquisas Clínicas está participando de outros estudos internacionais que estão em fase final de tramitação ética e contratual e que deverão iniciar o processo de recrutamento no final do mês de fevereiro.

Interessados em participar do estudo podem entrar em contato no Núcleo de Pesquisa Clínica/HUM-UEM. Fone 30119210. Horário das 08h às 12h.