Ferramenta dará respaldo técnico a gestores quanto às arboviroses, entre elas a dengue
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio da 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, estabeleceram parceria com a finalidade de facilitar a atualização e acesso aos dados de transmissão das doenças causadas por arbovírus (dengue, zika vírus e chicungunha) em todo o Estado. Trata-se da criação de uma plataforma que oferece uma visão em tempo real de dados importantes para a tomada de decisões dos secretários e equipes de saúde dos municípios.
Uma plataforma semelhante foi desenvolvida pelo Departamento de Estatística (DES) da UEM para o acompanhamento dos casos da Covid-19, que por diversas vezes serviu de auxílio na tomada de decisões dos gestores na área da saúde nos municípios da região.
Assim que a nova plataforma estiver em uso, o número de casos das doenças será atualizado diariamente e apresentado por meio de estatística descritiva, gráficos e índices, fornecendo além de um panorama geral para todos os municípios, também cenários específicos para cada cidade.
Para o reitor da UEM, Julio Damasceno esta parceria é muito importante, pois é preciso ter um grupo com espírito de unidade a fim de criar uma mudança no âmbito estadual e, quem sabe, federal.
De acordo com Daniele Cristina Tita Granzotto, chefe do Departamento de Estatística (DES), a previsão é de que a plataforma esteja disponível até maio deste ano.
Participaram da reunião a representante da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, o chefe da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Ederlei Alkamin, Greice do Amaral (15ª Regional), o chefe de Gabinete, Alessandro Santos da Rocha, a chefe do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato, Eniuce Menezes de Souza (DES), e Débora de Mello Gonçales Sant´Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.