reportagem rpc

Na TV, Linnyer Aylon falou sobre Internet das coisas e Big Data

O Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) acaba de nomear a nova composição do Comitê da Área de Tecnologia da Informação - Cati - CT Info. Entre os nomes que aparecem na Portaria está o da professora da Universidade Estadual de Maringá (DIN/UEM), Linnyer Ruiz Aylon. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, terça-feira, dia 19 de janeiro.

O Cati - CT Info tem como objetivo estimular as empresas nacionais a desenvolverem e produzirem bens e serviços de informática e automação, investindo em atividades de pesquisas científicas e tecnológicas.

O Comitê conta com representantes MCTI, do Ministério da Economia, do Ministério das Comunicações, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); do setor empresarial; e da comunidade científica.

A professora Linnyer faz parte deste último grupo, composto por: Lisandro Zambenedetti Granville, titular, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); Carlos Frederico Galvão de Arruda, suplente, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação (IPD Eletron); Roberto Stephanes Soboll, titular, do IPD Eletron; e a professora da UEM, representando a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro).

linnyer rpc

Linnyer é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D, do CNPq; membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica do CNPq (CA-ME); membro do Comitê Assessor de área, da Fundação Araucária; membro do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de Startups; gestora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT-NAMITEC); atua como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem); e é presidente da SBMicro.

Reportagem – A professora também é a criadora do Grupo Manna, que atua desde 2000, e é a maior rede de pesquisa, ensino, extensão e inovação em internet das coisas, internet dos drones, robótica e educação 5.0, do Paraná, além de uma das maiores redes do país de popularização da ciência. O MannaTeam é formado por 25 doutores, 15 mestres e vários estudantes de escolas públicas de educação básica, do ensino técnico, de graduação e pós-graduação de diferentes universidades tais como UEM, UFPR, UTFR, IFPR, IFSP, USP, Unicamp, IESB, Ramo Estudantil IEEE e IEEE Wie.

Por causa da sua atuação, a professora foi fonte de duas reportagens veiculadas pela RPC, a Globo do Paraná, para a série “Conectados”. No dia 19, ela falou sobre projetos em Internet das Coisas com aplicações em Computação Urbana, Cidades Inteligentes, Monitoramento Ambiental e Agronegócios, incluindo pesquisas com criação de bovinos. No dia 20, a professora fez parte da matéria sobre Big Data, destacando o projeto de Educação 5.0, o Manna Academy, que, entre outras atividades, realiza palestras e oficinas em escolas públicas, esclarecendo as crianças sobre o que é a rede mundial de computadores e os cuidados que devemos ter ao usá-la, contribuindo, também, para mostrar o que vem sendo feito e as perspectivas do uso de informações sobre os usuários da Internet.