EAIT1 12

Foram cinco acadêmicos contemplados em diferentes áreas do conhecimento

Com o tema “O papel da universidade na formação de empreendedores”, o (EAIT), realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, registrou 212 trabalhos científicos inscritos, resultado das atividades desenvolvidas nas universidades estaduais paranaenses no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Na solenidade de encerramento, os melhores trabalhos de cada grande área de conhecimento foram premiados pela banca examinadora do evento, que contemplou cinco estudantes da UEM, em diferentes categorias.

Na área de Ciências da Saúde, o estudante de Educação Física, Gustavo Ramos Saturno, foi contemplado em primeiro lugar com o trabalho “Desenvolvimento de agarras esportivas para a prática de escalada em parede artificial no processo de inclusão do cego na modalidade”, orientado pelo professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel.

Na área de Ciências Biológicas, a acadêmica Ariane Narumi Koga, do Departamento de Bioquímica, conquistou o segundo lugar com o trabalho “Aplicação de promotores de lignificação em plantas de soja (Glycine max) visando redução de perda por ataque de percevejos fitófagos”, sob orientação do professor Wanderley Dantas dos Santos.

Gabriel Vinicius Alves Silva, aluno do Departamento de Engenharia Mecânica, também foi premiado com a segunda colocação na área das Engenharias pelo trabalho “Desenvolvimento de espumas de poliuretano com fibras naturais”, sob orientação da professora Silvia Luciana Favaro.

Na área de Ciências Sociais Aplicadas, Luciana Freitas, estudante de Design conquistou o terceiro lugar, com o trabalho “Análise de durabilidade de amostras quimicamente tratadas de bambu: ensaios para o desenvolvimento de produtos sustentáveis”. Ela foi orientada pelo professor Berrehil el Kattel.

O quinto prêmio foi concedido no Concurso Pitch , implantado com o objetivo de demonstrar que as atividades desenvolvidas no âmbito do PIBITI apresentam potencial para a resolução de problemas sociais, no dia a dia do cidadão, na competitividade das empresas, públicas ou privadas, ou no funcionamento dos órgãos e programas governamentais, com foco no desenvolvimento tecnológico e inovação.

Nesta categoria, Marcela Lolis Favato, estudante de Farmácia, foi premiada com a segunda colocação com o vídeo intitulado “Desenvolvimento de filmes farmacêuticos bioadesivos obtidos por impressão para liberação de extrato de própolis verde”. O trabalho foi orientado pelo professor Marcos Luciano Bruschi.

Esta edição do evento foi realizada na modalidade virtual, sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).