2019 06 06 Fotos HUM UEM 129

O hospital passou por uma avaliação criteriosa conhecida como dez passos para o sucesso do aleitamento materno

Pelo incentivo ao aleitamento materno e qualidade no atendimento às mães e bebês, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) faz parte desde 2003 da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, título concedido pelo Ministério da Saúde. O HUM, primeiro hospital de Maringá a conquistar a placa de credenciamento, mantém os requisitos necessários por meio de um trabalho em equipe e compromisso com a qualidade do atendimento.

O HUM passou por uma avaliação criteriosa, conhecida como dez passos. Entre os itens que garantiram a premiação, podemos destacar o baixo índice de cesarianas, a manutenção de obstetra e pediatra nas salas de parto, a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, a disponibilização de alojamento conjunto, o apoio e orientação das mães durante as primeiras amamentações, além de outras rotinas de trabalho.

“Para cumprir todos estes critérios houve uma uniformização das condutas hospitalares em relação ao binômio mãe-filho. Com este título sabe-se que aqui o trabalho de aleitamento materno é levado a sério, o que proporciona muito mais saúde ao recém-nascido, além de fortalecer o vínculo afetivo e promover assistência mais humanizada” destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Christyna Beatriz Tavares.

Aleitamento Banco de Leite UEM 2

Para garantir a continuidade e qualidade do trabalho, todos os anos é feita uma avaliação interna. O BLH também faz coleta, pasteurização e distribuição de leite, dando prioridade de fornecimento para prematuros e bebês de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“É recomendado que o leite materno seja o único alimento dado à criança nos primeiros seis meses de vida. A partir daí, a mãe pode incorporar outros alimentos à dieta do seu filho. Contudo, o ideal é que o leite materno ainda permaneça na dieta do bebê até os dois anos de idade”, explica Christyna Beatriz.