diálogos

Palestra organizada pelo Centro Acadêmico de Direito conta com professores da UEM e UEPG

O Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) do curso de Direito da UEM está organizando a palestra “Diálogo sobre cotas e permanência estudantil”, que ocorre nesta terça-feira (8), às 19h30, pelo canal do YouTube do CAHRF. Para participar da conversa é necessário se inscrever pelo link. Haverá certificação de duas horas complementares.

O objetivo do evento é debater as cotas raciais e a temática da permanência estudantil no contexto universitário, a fim de engajar a comunidade acadêmica da UEM na luta contra o racismo e também, segundo os organizadores, para desconstruir a ideia de que todos os estudantes de um mesmo curso possuem os mesmos privilégios, enfatizando a importância de se reconhecer as diferentes realidades de cada aluno.

Um dos palestrantes do evento será o professor Delton Aparecido Felipe, do Departamento de História (DHI) da Universidade, que é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab-UEM) e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). O docente explica que as políticas de assistência estudantil garantem condições justas para que os estudantes mais vulneráveis possam permanecer na Universidade e concluir seus cursos, sendo de extrema importância que toda a comunidade acadêmica reflita sobre esta temática.

“A grandeza desse evento, para além da temática que se propõe a discutir, reside no fato dele ser organizado por um centro acadêmico. Isso demonstra que os alunos e alunas também estão preocupados com a condições de vida de todos os estudantes que fazem e farão parte dessa comunidade” destaca Felipe.

Suelen Andrade, diretora de eventos do CAHRF e uma das organizadoras da palestra, explica que o evento foi pensado com base em uma das principais propostas do Centro: a diretoria de permanência estudantil, que visa dar apoio e suporte aos alunos do curso de Direito, especialmente aos que ingressaram na UEM por meio das cotas sociais e, agora, os que entrarão pelas cotas raciais.

Lembrando que a aprovação da implantação e regulamentação do sistema de cotas para negros nos processos seletivos da Universidade ocorreu em 20 de novembro de 2019, Dia Nacional da Consciência Negra.

Andrade espera que o evento do CAHRF traga reflexão para a comunidade acadêmica “sobre a discrepância de realidades que fazem parte do ambiente universitário”, esclarecendo a importância do sistema de cotas e da implementação de políticas de permanência estudantil. Felipe acredita que o evento possa incentivar “outros centros acadêmicos, coletivos e associações vinculadas a UEM a debaterem estratégias para ampliação das políticas estudantis na instituição, fazendo com que a universidade atenda a todos e todas tanto em acesso, permanência e sucesso”.

A palestra ainda conta com a participação das professoras Isabel Cristina Rodrigues, do DHI, e Ione da Silva Jovino. Rodrigues atuou na comissão de revisão da resolução das cotas sociais da UEM e Jovino é Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Para mais informações sobre o evento, acesse a página do Instagram do CAHRF.