ambulatorio cianorte

Os profissionais estão realizando atendimento nos centros de triagem do município e de cidades vizinhas

Seis enfermeiros e dois técnicos de enfermagem estão dando apoio nos atendimentos emergenciais da Covid-19, em Cianorte e nas cidades vizinhas, localizadas na área de atuação da 13ª Regional de Saúde. Estes oito profissionais são bolsistas do projeto “UEM no combate ao coronavírus”.

Três deles estão atendendo no Centro de Triagem de Cianorte: o enfermeiro Ademilson de Oliveira Junior e as técnicas de enfermagem Patrícia de Souza Prudente e Zeneide Rozene de Moraes. A técnica Rocilmeire de Moraes Marciano e a enfermeira Maria Aparecida de Oliveira estão no município de Jussara. A enfermeira Caroline Rodrigues dos Santos Morais atua em Tuneiras do Oeste. E Ilda Aparecida Za, também enfermeira, em Tapejara.

Em Cidade Gaúcha, o Projeto é desenvolvido por duas enfermeiras: Claucia Chistina Rodrigues e Nadine Campos Meschial. Ambas foram responsáveis por organizar o setor Covid e fazer a separação da ala e de todos os materiais. “Estes profissionais foram treinados para receber os pacientes Covid, fazer a coleta de exame e medicação. Muitos também realizam a visita de entrega de medicamentos, orientação e o acompanhamento dos pacientes”, explica a coordenadora do Projeto, em Cianorte, a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Anelise Guadagnin Dalberto.

AMBULATORIO COVID CIANORTE ENFERMEIRA

A professora reforça que o ganho com o Projeto foi ainda maior em municípios menores. “Em muitas destas cidades não existem profissionais suficientes para haver uma setorização de atendimento e foram os profissionais bolsistas que realizaram toda esta separação. Estas cidades conseguiram isolar e ter o foco na Covid, graças ao Projeto”, reforça. Além desta divisão inicial, os bolsistas fizeram, também, o monitoramento e as modificações necessárias dentro das Unidades Básicas de Saúde destas cidades menores, acrescenta Anelise.

Para a chefe de seção da 13ª Regional de Saúde, Silvia Mendes Féria, o trabalho dos bolsistas foi fundamental, principalmente, em momentos de sobrecarga com números altos de suspeitos de contágio pelo novo coronavírus. “Os bolsistas complementaram este atendimento e garantiram a qualidade do serviço”, declara Silvia.

Equipe – O enfermeiro de Cianorte Ademilson de Oliveira Júnior (foto acima) está, desde julho, no Projeto e só tem a agradecer a oportunidade. “Estou formado há dez anos e não atuava na área. Com o Projeto tive a chance de voltar para enfermagem e não quero mais sair. Poder ajudar a sociedade neste momento é muito gratificante e a UEM me proporcionou isso”.

Ele conta que o início foi de adaptação, mas teve muita ajuda de toda a equipe. Hoje em dia, com bastante experiência, está adaptado a toda a rotina e, também, fez muitos amigos. “Atender pelo Projeto, aqui na linha de frente, mudou minha forma de pensar. Ajudar as pessoas por meio da enfermagem é muito bom”, finaliza.

AMBULATORIO COVID CIANORTE ATENDIMENTO

A enfermeira Caroline Rodrigues dos Santos Morais está atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS), de Tuneiras do Oeste, desde junho, e destaca que os desafios são diários. “Enfrentamos o medo de contaminação, o aumento de casos... é uma pressão diária, e sensibilizar a população sobre esta doença é outro ponto que temos que trabalhar”. Na UBS, Caroline realiza a coleta dos exames, faz o teste rápido, a notificação de pacientes, além de orientar e acompanhar pacientes positivados e em isolamento.

UEM no combate à pandemia – A ação de apoio aos municípios é financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O projeto atende os municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 13ª Regional de Saúde (Cianorte) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

“A Universidade deve estar sempre integrada com a sociedade, especialmente, a comunidade próxima a nossos campi. Os problemas que afligem essas pessoas também são nossos problemas e devemos enfrentá-los juntos. A experiência deste projeto gigantesco de enfrentamento ao novo coronavírus nos colocou na linha de frente, bem próximo da população, encarando junto os medos, as dúvidas e as dificuldades, e cumprindo nosso papel como universidade pública”, destacou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM e coordenadora-geral do Projeto, Débora de Mello Sant’Ana.

Atualmente, são 122 bolsistas sob a coordenação da UEM, sendo que 62 deles estão atuando na 15ª Regional de Saúde; 25 na 13ª Regional; 18 na 22° Regional; e 17 na 12ª Regional de Saúde. Os apoios estão sendo realizados nos mais variados setores: regionais de saúde, pronto-atendimentos, Hospital Universitário de Maringá (HUM), Instituto Médico Legal, delegacias e rodovias do Paraná, que fazem divisas com outros Estados.

Texto produzido pela bolsista do Projeto, a jornalista Vanessa Bellei.