CENAS DCU PERFIL INSTA

Trabalhos podem ser vistos no Instagram do projeto, realizado pelos cursos de Artes Visuais e Comunicação e Multimeios da UEM

O evento de extensão “Mostra de Cenas à Distância: como recriar em estado de isolamento?” é uma das atividades universitárias elaboradas especialmente para o período de suspensão das atividades presenciais na Universidade Estadual de Maringá (UEM), devido à pandemia causada pela Covid-19. A iniciativa interdisciplinar foi organizada por professores e alunos dos cursos de graduação em Artes Cênicas, Música e Comunicação e Multimeios. O evento contou com o apoio da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (DCU/PEC/UEM) e a Mostra está disponível para ser visitada no ambiente on-line.

A iniciativa, que ocorreu entre junho e agosto, nasceu com o intuito de “entreter, estimular e movimentar a criatividade, fomentando a cultura artística local e regional, durante o período de isolamento social”, explica o diretor de Cultura da UEM, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, que também é um dos professores envolvidos na organização do evento. “Usando o conceito de cena expandida, propusemos uma exposição digital na plataforma Instagram. Os audiovisuais, com duração de até um minuto, foram produzidos por artistas diversos, que se utilizaram de diferentes recursos e métodos, porém, sem fugir da proposta inicial relacionada a pergunta: como recriar em estado de isolamento?”, completou o diretor.

Em meio a tantas perguntas e respostas, resultantes da fase inicial da pandemia, o mais importante do projeto, para o professor Rael Toffolo, foi “abrir a discussão de como a produção artística ficaria. O que a gente poderia fazer para continuar produzindo arte em uma mídia digital, mas sem cair no fetichismo dessa mídia. E a arte tem o papel de fomentar a discussão sobre o assunto”, explicou Toffolo.

Técnica - A técnica de cena expandida foi escolhida para o evento, pois “promove a liberdade do fazer artístico em filmes que se constroem através de fluxos narrativos mais livres, subversivos, múltiplos e híbridos, menos espetaculares e sem a preocupação de contar histórias, muitas vezes, projetados em diversas telas e em espaços destinados à performance e artes visuais. Estes filmes podem se construir com imagens e sons que promovam sensações, provoquem sentimentos, tragam as representações do mundo dos sonhos ou, ainda, expressem suas próprias materialidades feitos de pulsações de luz e sombras”, descreve o professor Rodrigo Corrêa Gontijo, que também coordenou a Mostra.

As inscrições foram abertas a pessoas da comunidade interna e externa da UEM, o que possibilitou a admissão de vídeos feitos por artistas de todo o país. Além dos audiovisuais, a Mostra realizou quatro lives (eventos ao vivo). “A primeira, visou inserir o público nas regras gerais da proposta, explicando o intuito da ação e os conceitos de cena expandida e arte mediada pela tecnologia. As demais contaram com a participação dos artistas cujos vídeos apresentaram um maior número de ‘curtidas’ no Instagram”, detalhou a professora Martha Dias da Cruz Leite, também coordenadora da Mostra.

A divulgação do trabalho foi feita totalmente de forma online, com a abertura de um site, que expôs o regulamento. Além disso, a Mostra contou com ampla divulgação pela Assessoria de Comunicação (ASC/UEM) e, também, por meio de mídias culturais e jornais digitais, como a Folha de Londrina, Rádio CBN, Portal CGM On Line, entre outros.

CENAS DCU FILME DA MOSTRA

Um dos filmes em exibição na Mostra

Sucesso – Os resultados mostram o sucesso do projeto. Participaram 59 artistas com um total de 53 vídeos, sendo dois deles cancelados por inadequação ao regulamento. Nas quatro lives ou, como foram batizadas, “Chá com Live”, foram atingidos 677 perfis da plataforma Instagram. “A Mostra de Cenas à Distância nos rendeu 266 seguidores em seu perfil e, como previsto, alcançou um público para além da comunidade interna da UEM, se consolidando como uma iniciativa cultural de amplo alcance público, cumprindo satisfatoriamente com os seus objetivos iniciais”, afirmou o professor Toffolo. Segundo os organizadores, o evento se consolidou, ainda, “como recurso indireto de apoio psicológico a alunos, artistas e espectadores em situação de isolamento, arquitetando um espaço de diálogo e expressão de experiências que envolvem este momento único da humanidade”.

A “Mostra de Cenas à Distância: como recriar em estado de isolamento?”, foi um dos trabalhos apresentados no EAEX 2020 - o 3º Encontro Anual de Extensão Universitária. Para mais informações sobre a iniciativa, é só acessar o resumo expandido postado neste link. Para conferir os anais de outros trabalhos apresentados no 3º EAEX, o link é este aqui. E quem quiser curtir as “Cenas...” pode acessar este link.

Texto produzido em colaboração com a bolsista do curso de Comunicação e Multimeios, que atua na PEC, Milena Massako Ito.