cartaz sementes cinuem

Projeto de extensão vai disponibilizar, por 48 horas, o acesso a um documentário sobre mulheres negras na política do RJ 

O Cine UEM preparou um evento especial para homenagear o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Por meio de uma parceria com a Taturana Mobilização Social, o Projeto de Extensão vai disponibilizar, a partir de domingo (15), às 16 horas, o acesso ao documentário “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”.

Na terça-feira (17), o Cine UEM promove uma live para conversar com a diretora da produção, Éthel Oliveira, e com a diretora de fotografia, Marina Alves. Participam como interlocutoras as professoras e pesquisadoras Valéria Assis (UEM), e Larissa Macêdo (PUC-SP), além de alunas do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A mediação será do professor da Instituição, Rodrigo Gontijo.

O documentário "Sementes – Mulheres Pretas no Poder", que vai ficar disponível por 48 horas, de forma gratuita, fala sobre o fato de que, em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. O documentário acompanhou essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

Para conhecer um pouco da produção, é possível assistir ao trailer, no YouTube. Outras informações no Instagram do Cine UEM: @cineuem.