CARTAZ EVENTO MUSEUS PARTE 1

Esta é a primeira fase do evento, que terá dois dias de programação on-line

Começa, na próxima terça-feira, dia 10, o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências. O evento é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de profissionais da área da popularização da ciência e conta com uma rica programação científica. As atividades ocorrem até quarta (11), de forma remota.

A promoção é da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e do Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), em parceria com vários centros e museus de ciências do Brasil. “O Encontro vai envolver duas etapas: uma virtual, agora em novembro, outra em 2021, ainda sem data definida, por causa da pandemia da Covid-19. Em 2021, será um momento presencial. Estamos chamando essa segunda fase de IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020+1. Agora, a programação conta com uma série de palestras e mesas redondas que serão realizadas de forma remota”, explica uma das coordenadoras do evento, a professora da UEM, Ana Paula Vidotti.

Com a temática “Centros e Museus de C&T em tempos de pandemia”, serão realizadas palestras e mesas-redondas com discussões como: “Educação Museal Online e Cibercultura”, “Comunicação da ciência e redes sociais”, “Análise dos recursos digitais como ferramentas para a promoção da Divulgação Científica” e “Museologia social e educação museal nos centros e museus de ciências”. A abertura ocorre na terça-feira, às 10 horas, com a presença do reitor da UEM Julio Damasceno; da pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant'Ana; e do presidente da ABCMC, Douglas Falcão Silva, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ).

"O Encontro vai reunir profissionais de referência no cenário nacional e internacional para discutir e refletir acerca dos efeitos da pandemia da Covid-19 no âmbito de nossas práticas de popularização da ciência e do funcionamento dos nossos museus e instituições, que lidam com a divulgação científica", reforçou a pró-reitora Débora Sant'Ana.

Estão convidados a participar colaboradores dos vários tipos de instituições, gestores, educadores, pesquisadores e divulgadores da cência de todo Brasil e, inclusive, de outros países da América Latina, além de estudantes de diversas áreas. Outras informações no site do evento.