matéria fisica médica

Curso auxilia na longevidade e diagnósticos ultrarrápidos

No ano de 2021, a UEM receberá os primeiros ingressantes ao curso de graduação-bacharelado em Física Médica, no Câmpus Regional de Goioerê. Com a oferta de 40 vagas e duração de quatro anos, o curso vai oferecer aulas no período vespertino e noturno, suprindo a demanda de mercado de trabalho de profissionais capacitados no manuseio, pesquisa e procedimentos médicos que envolvem radiação.

De acordo com a ementa do curso, planejada por uma comissão de professores do Câmpus de Goioerê, ao longo da graduação o estudante terá uma base sólida de estudo abrangendo as áreas de interface da Física, das Ciências Biológicas e da Saúde, tanto de forma teórica como aplicada. Além de uma formação acadêmica própria, proporcionando uma formação contextualizada aos aspectos culturais, políticos e socioeconômicos, com uma visão ética e humanista, tanto em relação ao indivíduo quanto à sociedade de uma forma geral.

O que é Física Médica?

Considerada como uma das profissões do futuro, a Física Médica é o ramo da Física que reúne conceitos específicos da área para serem aplicados em Medicina. Possui um caráter multidisciplinar porque atua em conjunto com diversos profissionais da saúde, para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica.

Seu maior desenvolvimento tem lugar a partir do descobrimento do raio-x e da radioatividade proporcionando assim, métodos revolucionários de diagnósticos e tratamento de doenças. Nesse contexto foi necessário a inserção de profissionais físicos médicos em hospitais e grandes instituições objetivando o correto manuseio dos equipamentos, pois sem os devidos cuidados e a constante exposição, a radiação pode causar câncer tanto no paciente quanto no profissional que se expõe a ela.

fisica medica 2020

Pioneirismo

O curso de Física Médica no Câmpus de Goioerê será o primeiro do Paraná e o 18º do país. A implantação é vista com grande entusiasmo pela comunidade acadêmica, pois a nova graduação visa fomentar o setor da saúde, já que está próxima aos principais hospitais de atendimento oncológico com tratamento por radioterapia do Norte e Oeste do Paraná, além do fomento econômico do município, sede da microrregião. “Com formação local, os jovens que ingressam na universidade tendem a ficar na região não ocorrendo, assim a dispersão aos grandes centros urbanos devido a falta de oportunidades” afirma Aldo Bona, superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Enquanto o curso não começa, a UEM já estabeleceu parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Goioerê, que recebeu em julho deste ano, os primeiros dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de sua história, além de parcerias com o Hospital do Câncer de Cascavel (Ceonc) e o Hospital de Câncer de Umuarama (Uopeccan), nas macrorregionais de Saúde Oeste e Noroeste, uma área com quatro milhões de habitantes. Um dos objetivos é atrair profissionais de diversos municípios de um raio de mil quilômetros entre Santa Catarina e o Mato Grosso do Sul e mantê-los em atuação no Interior do Paraná.

Vestibular UEM 2020

O Vestibular 2020 da UEM será realizado nos dias 21 e 22 de março de 2021, com os dois processos seletivos de inverno e verão ocorrendo juntos.

Ao todo serão oferecidas 2.989, distribuídas entre ampla concorrência e cotas sociais e para negros.

As inscrições terminam na próxima quarta-feira (11) e podem ser realizadas por meio do site da Comissão do Vestibular Unificado.

*Com supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).