Evento é realizado pelo Banco do Nordeste em parceria com a Anpec

A dissertação "Ensaios sobre economia da saúde infantil no Brasil: pobreza multidimensional e internações por doenças infecciosas intestinais" recebeu, nessa quinta-feira (29), premiação no 24º Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, que é realizado em parceria com a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

A dissertação, escrita pela egressa do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE), Cristiéle de Almeida Vieira, orientada pela professora Cássia Kely Favoretto e coorientada pelo professor Paulo de Andrade Jacinto (UFPR), recebeu a terceira colocação.

Para Vieira, a premiação significa a valorização e incentivo em âmbito nacional da pesquisa e ciência relacionado à Economia Regional. “Ter sido agraciada entre as três dissertações me deixa extremamente contente e realizada pelo reconhecimento ao meu trabalho e dos meus orientadores. Em meio à pandemia, e com todos empasses que dela decorreram, foi ímpar a iniciativa da Anpec e do Banco do Nordeste em manter o prêmio e, assim, demonstrarem seu tamanho incentivo e valorização à ciência e aos estudos na área de Economia Regional”.

Favoretto, enquanto orientadora da dissertação, destaca que essa conquista reflete o compromisso e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos docentes e discentes do PCE/UEM na área de Economia.

A dissertação

O trabalho desenvolvido abordou dois aspectos a cerca da Economia da Saúde Infantil. Em primeiro momento, a mensuração de um Índice de Pobreza Multidimensional Infantil e, posteriormente, os determinantes socioeconômicos e de gestão em saúde das internações por doenças infecciosas intestinais. A dissertação compôs uma análise regional onde foi possível determinar as áreas de maior precarização nestes aspectos.

No Brasil, as doenças intestinais embora consideradas de baixo custo e fácil prevenção são responsáveis por parte significativa das internações de crianças entre 0 a 5 anos. “Na dissertação, identificamos que os fatores que contribuem para esta ocorrência estão ligados a aspectos básicos da vida humana, como saneamento precário, acesso a serviços de saúde, entre outros”, explica Vieira.

Além disso, os pesquisadores observaram que as localidades com maior Índice de Pobreza Multidimensional infantil são aquelas que também possuem maior número de internações por doenças infecciosas intestinais para a mesma faixa etária.

Outra conclusão que os pesquisadores chegaram é quanto ao comportamento espacial destes fenômenos, onde foi possível determinar que a questão ‘vizinhança entre microrregiões’ importa. Isto é, uma microrregião é afetada diretamente pela condição da região vizinha. “Este é um importante resultado baseado em evidência, o qual contribui para a elaboração de políticas públicas eficientes e ajuda a entender melhor o comportamento da pobreza e saúde infantil no Brasil” ressalta a egressa.

O Prêmio

O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional objetiva estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva do desenvolvimento da Região Nordeste, assim como o debate de alto nível sobre a economia regional,  abordando questões fundamentais relacionadas a problemas e desafios do Nordeste. Também visa proporcionar ambiente no qual se apontem soluções e caminhos com base em diversas áreas do conhecimento econômico.

O primeiro lugar ficou com Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o segundo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).