5f9c663c864a9 1 

Evento de Extensão é voltado a alunos de graduação e profissionais de saúde

A I Jornada Acadêmica em Farmácia Hospitalar e Clínica da Universidade Estadual de Maringá encontra-se com as inscrições abertas. Evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro, às 19h, e será ministrado por meio de videoconferência, pela plataforma Google Meet.

Na quarta-feira (11) estão previstas as palestras ‘Prática baseada em evidências’, com Fabiana Rossi Varallo; e ‘A reconciliação medicamentosa como estratégia para segurança do paciente na transição de cuidados’, por Thalita Zago Oliveira.

Já, na quinta-feira (12), o palestrante é Camilo Molino Guidoni, que aborda o tema ‘Ferramentas clínicas e prescrição farmacêutica’; e Camila Sgarioni Bertão, com o tema ‘Farmacêutico clínico na UTI’.

As inscrições podem ser realizadas por meio da página do evento.

O link das palestras será enviado no e-mail cadastrado no ato de inscrição do participante. 

O evento é gratuito, e contabiliza a carga horária de 6 horas.

Sobre os palestrantes:

A Profa. Dra. Fabiana Rossi Varallo é graduada em Farmácia-Bioquímica, modalidade Fármacos e Medicamentos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCFar-Unesp). Doutora em Ciências Farmacêuticas pela FCFar-Unesp, com período sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal), mestre e especialista em saúde pública também pela FCFar-Unesp. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão-Preto- USP e atua na área de Farmácia Hospitalar, com ênfase em Farmacovigilância, Farmácia Clínica e Segurança do Paciente.

 A Ma. Thalita Zago Oliveira é graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na Atenção à Urgência e Emergência vinculada ao Hospital Universitário Regional de Maringá e UEM e mestra em Ciências Farmacêuticas pela UEM. Atualmente é doutoranda no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, cujo trabalho de doutorado envolve Cuidado Farmacêutico em ambiente hospitalar.

O Prof. Dr. Camilo Molino Guidoni é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas - Medicamentos e Cosméticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Hospital Universitário da UEL (CIATox-Londrina) e orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEL, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEL e no Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Uso Racional de Medicamentos, Farmacoepidemiologia, Estudo de Utilização de Medicamentos, Farmacovigilância, Toxicologia Clínica.

A Esp. Camila Sgarioni Bertão é graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá e especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na Atenção à Urgência e Emergência vinculada ao Hospital Universitário Regional de Maringá e Universidade Estadual de Maringá. Atuou como farmacêutica na Santa Casa de Maringá durante três anos e meio, especialmente na UTI adulto da instituição. Atualmente trabalha no Hospital Universitário Regional de Maringá como farmacêutica responsável pela farmácia satélite do pronto atendimento e farmácia clínica da UTI adulto.