eaex banner primeiro dia

Evento começa nesta quinta-feira (29) e vai mostrar as atividades de extensão da UEM

Às 8 da manhã, desta quinta-feira, 29 de outubro, tem início o 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (3º EAEX 2019), da Universidade Estadual de Maringá. O evento ocorre até o 31, junto com outros três: o 29º Encontro Anual de Iniciação Científica e o 9º EAIC Júnior; e o 2o Encontro Anual de Ensino de Graduação (EAEG). A novidade recém divulgada pela organização é que toda a programação, que conta com apresentação de trabalhos e palestras, pode ser acessada por todos os interessados.

O EAEX é um evento de natureza multidisciplinar, que reúne debates em todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito das ações de extensão em nível nacional. Essas ações passam pela Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

“Nosso evento tem como objetivo apresentar e discutir, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a PEC, reúne uma porção de ações que levam o conhecimento científico para a sociedade, assim como estes projetos colaboram para a formação dos nossos alunos e o aprimoramento dos nossos professores e servidores técnicos, não só como profissionais, mas como pessoas. Por isso, é importante que as pessoas de Maringá e de todo país conheçam essa ações, porque elas mostram a importância da nossa universidade. Em 2020, com a realização do evento virtual, isso se tornou possível, abrir a programação para todas aqueles que têm interesse nos diversos temas dos trabalhos e das palestras que serão exibidas”, disse a pró-reitora da PEC, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana.

A execução do Encontro é encabeçada pelo diretor de Extensão da Universidade, Breno Ferraz de Oliveira. Ele conta que, as atividades vão incluir palestras com convidados, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Uma delas fará parte da abertura do evento. Será uma gravação especialmente feita para o EAEX, o EAIC e o EAEG, os três encontros que acontecem simultaneamente, da canção "Canta, canta mais", de Tom Jobim & Vinícius de Moraes. Participam a Orquestra de Câmara da UEM e Coral Universitário. A produção é do diretor de Cultura da UEM, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo. A outra será na sexta-feira.

Programação - Os Encontros de Extensão, Ensino e Pesquisa vão ter uma solenidade de abertura conjunta. Às 8 horas da manhã, do dia 29, com a presença dos pró-reitores de cada área (Extensão, Pesquisa e Ensino) e do reitor Julio César Damasceno. Em seguida, o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), da Unicamp, ministra a palestra “Desafios para a ciência, a tecnologia e a humanidade no mundo da pandemia”.

A partir das 10h30, então, começam as apresentações de trabalhos. O EAEX vai contar com a exposição de 249 resumos, em 36 sessões, organizadas em três dias: três salas paralelas na quinta, pela manhã, e nove salas paralelas, na quinta à tarde. Neste período, os temas mais prevalentes serão comunicação, comunicação científica, direitos humanos e cultura. O dia termina com o talk show “Imposto com gosto ou desgosto”, atividade que será compartilhada com a I Semana da Conscientização Tributária - Na busca de um (E)stado de igualdade social. Começa às 19h10.

Na sexta-feira, o foco dos trabalhos é voltado a diferentes cenários da saúde (Covid-19, esportes, alimentação), em seis sessões pela manhã e nove à tarde. Às 15h30, tem programação cultural, organizada pela Diretoria de Cultura da UEM, "Leitura dramática de o Auto dos 99%", adaptação do professor da UEM Pedro Ochoa, que também é diretor do Teatro Universitário, do original escrito pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1969. A sexta-feira será fechada com uma palestra sobre “Felicidade”, com as professoras da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, do Departamento de Informática (DIN), e Débora de Sant'Ana, farmacêutica e pró-reitora da PEC.

Com a mesma distribuição das salas virtuais de sexta, no sábado, dia 31, os trabalhos de extensão serão apresentados virtualmente, os temas recorrentes são tecnologia, educação e neurociência. O professor Breno Oliveira lembra que “as apresentações serão realizadas em vídeos pré-gravados. Os audiovisuais, que já estão armazenados no Youtube, serão exibidos nas diferentes salas virtuais. Os autores estarão lá, virtualmente e, depois da exibição dos vídeos, irão debater o conteúdo com os outros participantes. Será um desafio migrar para o mundo on-line, mas novas metodologias devem ser utilizadas, em tempos de pandemia”. Para ter acesso a programação, os inscritos devem acessar a página do evento, os inscritos ir para o endereço https://www.even3.com.br/participante/home/. "Os interessados da comunidade em geral podem acessar a programação e se informar sobre os links das apresentações no endereço https://www.dropbox.com/s/f8wnszpfp0h090l/horario.pdf?dl=0.