prointe nead uem 2020

As inscrições estão abertas para alunos matriculados nos cursos de graduação presencial e a distância e nos cursos de pós-graduação

O Programa de Integração Estudantil (PROINTE) caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de apoio acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, estudantes e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica. As Oficinas do PROINTE são ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa e Matemática Básica. Não há necessidade de qualquer tipo de pré-requisito para se inscrever em qualquer uma das quatro oficinas oferecidas.

As aulas das oficinas inicciam a partir do dia 26 de outubro, do Núcleo de Educação a Distância (Nead). As aulas serão disponibilizadas na Plataforma Moodle.  Cada aluno pode se matricular em uma oficina por semestre. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

Segundo a professora Lilian Akemi Kato, coordenadora do PROINTE, as oficinas são oferecidas desde 2015, duas vezes por ano, recebendo mais de 3.500 inscrições entre acadêmicos da graduação, da pós-graduação, funcionários da UEM e membros da comunidade externa. “As oficinas são preparadas e ministradas por acadêmicos do curso de Letras e da Matemática sob orientação de professores das respectivas  áreas. Não é um curso de línguas nem de matemática, mas tem o propósito oferecer subsídios para que as pessoas possam desmistificar dificuldades e aprender mais”, explica a professora.

Essa parceria começou no ano passado, em que foram disponibilizadas vagas para os alunos da EaD e das extensões da Universidade. “Essa iniciativa entre o Prointe e o Nead foi essencial para que os alunos pudessem ser atendidos em suas necessidades e dificuldades com relação à matemática básica e língua portuguesa, além de terem acesso às oficinas de inglês e francês insstrumental. As oficinas do Prointe de forma remota propiciou a inclusão e o acesso dos alunos a esse programa que até então não tinha adesão daquele público. No cenário da pandemia da Covid-19, sentimos a necessidade de ampliar a oferta dessas oficinas aos alunos dos cursos de graduação presencial e pós-graduação da Uem com o intuito atender a todos que tenham interesse nas conteúdos das oficinas”, afirma a professora. Josimayre Novelli, diretora do Nead.

A Oficina de Língua Portuguesa tem por objetivo o trabalho com a leitura,  interpretação e produção de textos em Língua Portuguesa. Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob a orientação do professor coordenador.

As Oficinas de Inglês e Francês Instrumental objetivam capacitar o estudante à identificação e compreensão de textos científicos, ao mesmo tempo em que se aprimora o vocabulário e as noções da gramática.

A Oficina de Matemática básica trabalha a resolução de exercícios envolvendo noções básicas de aritmética, álgebra e geometria, que constituem o alicerce do pensamento lógico-formal de diversas áreas do conhecimento.

Para participar é só acessar o site de eventos do Nead-UEM, as inscrições estão abertas até o próximo dia 21.