20% das vagas do vestibular da UEM são destinadas a negros
O primeiro vestibular da UEM com cotas para negros, o vestibular 2020, será realizado nos dias 21 e 22 de março de 2021. Essas cotas, que correspondem a 20% das quase 3 mil vagas foram aprovadas em novembro de 2019 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e é essa a abordagem que terá o terceiro programa da série de lives “UEM + 50 em ação”, que será apresentado nessa quinta-feira (24), às 17h, pelos canais de comunicação da Universidade.
Os convidados que irão discutir o tema ‘Cotas Raciais e o Vestibular da UEM’ na live apresentada pelo Jornalista Marcelo Galdioli e mediada pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, representando o Reitor Julio Damasceno, são Marivânia Conceição de Araújo e Delton Aparecido Felipe. Marivânia é professora do Departamento de Ciências Sociais, Doutora em Sociologia e Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da UEM. Delton é Doutor em Educação e professor do Departamento de História e Pesquisador do Neiab.
Nessa live vamos saber como foi o percurso e a importância das cotas terem sido aprovadas; quem pode concorrer a uma vaga por meio das cotas para negos; e o porquê este percentual precisa aumentar na UEM, nas demais universidades e nos cargos de liderança das empresas.
As inscrições para o Vestibular 2020 da UEM serão abertas de 07 de outubro a 11 de novembro, por meio do site da Comissão de Vestibular Unificado (CVU).
A live será transmitida por meio das redes sociais da UEM (YouTube, Facebook e Rádio Uem FM 106,9).
O programa faz parte das comemorações do cinquentenário da UEM e tem apoio oficial da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.