covid 19cta 3

Outros 16 autores assinam o artigo que fala de bioinformática na luta contra a Covid-19

Os professores Roberto Cuman e Francielli Silva-Comar do Departamento de Farmacologia e Terapêutica, e o professor Jurandir Comar do Departamento de Bioquímica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fazem parte de um grupo de 18 pesquisadores que publicaram artigo importante, no conceituado periódico científico internacional Molecules. A equipe de pesquisadores é liderada pelos professores Gustavo Villas-Boas e Marina Paes, da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Trata-se do artigo “O Novo Coronavírus: uma revisão sobre imunidade e a aplicação da bioinformática e modelagem molecular para a descoberta de potenciais agentes anti-SARS-CoV-2 [The New Coronavirus (SARS-CoV-2): a Comprehensive Review on Immunity and the Application of Bioinformatics and Molecular Modeling to the Discovery of Potential Anti-SARS-CoV-2 Agents]. O texto foi publicado no dia 7 de setembro.

Segundo o resumo da publicação, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente o surto causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) uma pandemia. A rápida propagação da doença surpreendeu comunidade científica e médica. Com base nos relatórios, notícias e artigos científicos mais recentes, não há dúvida de que o coronavírus sobrecarregou os sistemas de saúde em todo o mundo. Isso requer o desenvolvimento e uso de ferramentas para descobrir novos alvos moleculares contra o vírus.

“A bioinformática é apontada como uma tecnologia que auxilia pesquisadores no enfrentando da doença causada pelo SARS-CoV2 e há evidência de que o sequenciamento genético e a determinação de buscando modelos estruturais podem apontar saídas eficazes no campo da virologia e ciências médicas”, segundo os autores.

Molecules é dos principais jornais internacionais de química e das áreas afins, revisado por pares com fator de impacto de 3.5. É publicado semestralmente online pela MDPI, sediada na Suíça.

Para ler o artigo completo, clique aqui.