O Projeto já tem novas atividades programadas em parceira com o PET Pedagogia
Um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET) de Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atendeu 24 alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), durante os primeiros meses do isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19.
“A rápida difusão internacional do novo coronavírus tem trazido consequências à população mundial para além do corpo físico. O confinamento como forma de evitar a propagação da Covid-19 faz surgir sentimentos de solidão, medo, angústias. Para os idosos, mais vulneráveis às formas graves da doença, o isolamento social é primordial, intensificando esses agravos. Sobretudo, para idosos que são ativos, como os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, que, de repente, se viram distanciados das aula, numa fase da vida que o campo universitário era uma rotina edificante. Por isso, nossa equipe pensou em como atuar junto a eles, nesses tempos de pandemia”, disse a professora tutora Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera.
Na verdade, esse é um dos braços de um projeto já existente no PET Enfermagem, chamado “Unindo Gerações”, que tem o objetivo colocar em contato jovens acadêmicos e idosos, para que possam compartilhar vivências, e contribuir para a expansão da bagagem cultural, emocional e humana de cada um.
“Desde 2018, promovemos ações com idosos do município, que frequentam a UBS da Vila Vardelina. Nesses últimos anos, realizamos com eles apresentações culturais e o grupo até criou uma peça de teatro para apresentar nas creches de Maringá sobre como evitar e cuidar de piolho. Mas, com a pandemia, tivemos que suspender as atividades presenciais”, explicou a professora Vanessa.
Projeto remoto – Foi assim que surgiu a nova proposta do projeto. Considerando o atual momento de quarentena, os idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, que funciona na UEM, apresentaram uma série de demandas. Assim, um grupo de 12 alunos do PET Enfermagem propôs ajuda. Contataram os idosos matriculados na Unati, que participam de um grupo no WhatsApp, e se propuseram a apoiar nas dificuldades que estavam enfrentando.
Entre os meses de abril e junho, 24 idosos, que sentiam necessidade de apoio para adaptação ao distanciamento social, participaram da iniciativa. A primeira conversa foi gravada. Nela, os petianos ouviram os idosos e elaboraram um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para cada um. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas para um indivíduo, uma família ou um grupo, que resulta da discussão coletiva de uma equipe de profissionais. Foram elaboradas propostas de atividades de lazer e outras que poderiam ser realizadas via chamada de vídeo do WhatsApp, conectando o aluno do PET Enfermagem e os idosos.
“As repercussões foram muitas, em primeiro lugar, o reconhecimento da sabedoria e das potencialidades dos idosos pelos jovens alunos. E, para os idosos, a aprendizagem de ferramentas virtuais, apoio social e diminuição da solidão. As experiências são inesquecíveis. Houve um idoso que se ressentia de não poder mais discutir as notícias dos jornais com os vizinhos. Por isso, um aluno ficou responsável por ligar para ele todos os dias e fazer isso. Outro idoso, que estava triste por não poder dar mais aulas de artesanato, conseguiu alunos novos: os petianos, que aprenderam a fazer um monte de coisas”, contou a professora Vanessa.
Uma das alunas do “Unindo Gerações”, Danielle Gomes Barbosa Valentim (foto acima), disse que a foi experiência muito gratificante e enriquecedora. “Por serem de um grupo de risco, os idosos foram muito afetados pela pandemia. As notícias, mensagens e propagandas relacionadas à doença e sua vulnerabilidade, pela idade, gerou medo, ansiedade e preocupação para eles. Poder conversar com os idosos e trazer um momento diário de descontração e companhia, mesmo que a distância, ouvir seus receios relacionados ao que estamos vivendo, histórias e experiências, além de promover a educação em saúde, foi muito bom. Era uma relação mutuamente benéfica”, completou a discente.
“Encontramos na internet uma forma de implementar a comunicação virtual com idosos a fim de promover a saúde e o bem-estar dos mesmos em meio ao confinamento, que foi vivenciado nos primeiros meses de isolamento social. Foi muito gratificante essa integração e essa experiência tanto pelo fato de colocar a teoria em prática, quanto a parte de termos empatia pelo outro e ajudar de alguma maneira para que os dias desses idosos fossem mais leves nesse momento em que estavam longe dos familiares e amigos”, declarou outra aluna do PET, Camila Moraes Garollo (foto abaixo).
O “seo” José Antînio Pichelli (na foto de abertura da reportagem) é a pessoa atendida pelo projeto que ensinou artesanato para os estudantes. Segundo ele, “no momento que estamos passando, o apoio das estudantes de Enfermagem para mim é importante, vamos trocando conhecimento e bola pra frente. A experiência neste quesito pra mim é super agradável. Quanto ao artesanato, faço algumas peças, mais como terapia, estou à disposição para mostrar e passar para quem quiser, inclusive você”, disse o artesão, à repórter que o contatou para essa reportagem.
PET Pedagogia – A iniciativa deu tão certo que fortaleceu um “namoro” entre o PET Enfermagem e o PET Pedagogia da UEM. As duas tutoras, a professora Vanessa Denardi (à esquerda, abaixo) e a professora Heloísa Saito (à direita, abaixo), já vinham planejando atuar juntas com os idosos. Era uma espécie de desafio conseguir a atenção da Pedagogia para o público idoso, visto que os pedagogos acabam tendo uma formação mais voltada para os anos iniciais da educação formal. E a parceria deu certo.
No primeiro semestre deste ano, inspirados no PET Enfermagem, os petianos da Pedagogia pesquisaram sobre a temática dos idosos e, depois, se uniram com os alunos da Enfermagem para discutir suas pesquisas. O resultado é que vão produzir um e-book com histórias de vida de idosos da Unati e da própria família.
“Esta é uma ação coletiva que permitirá o desenvolvimento dos dois grupos PET envolvidos e uma interlocução mais acolhedora com os idosos da nossa comunidade externa. Além disso, é um trabalho que permite a integração da tríade acadêmica ensino, pesquisa e extensão, que faz parte da filosofia do Programa PET, e que caracteriza a ação da universidade. Tenho certeza que teremos um belo e-book, que inspirará muitas pessoas com narrativas artísticas e reveladoras de desenvolvimento humano”, comemorou a professora Heloísa.
“Nossa sociedade está em constante transformação e auxiliar, de certa forma, na educação continuada desses idosos é muito encantador. Eles têm muito a nos ensinar por conta de suas experiências vividas ao longo da vida. Trazem consigo uma grande bagagem de conhecimento, riquíssima, a qual está sendo compartilhada conosco por meio da elaboração do e-book. Para mim, essa atividade está sendo uma experiência incrível e enriquecedora”, disse a petiana da pedagogia Mariana Selini Bortolo.
A elaboração do e-book contará com o apoio de bolsistas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). “A ideia é que seja um produto multimídia, isto é, que reúna áudio, fotos, textos e até vídeos, e seja lançado, presencialmente, ano que vem, depois do fim da pandemia, com a presença dos personagens que serão entrevistados”, comentou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Sant’Ana.