cartaz cianorte

Evento remoto é realizado pelo Associação Amigos do Mudi

Começa na próxima segunda-feira (14), mais uma etapa do Ciclo de Palestras “Ciência, Arte, Filosofia e Religiões na formação para o exercício da cidadania”, promovido pela Associação de Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Amudi). As atividades ocorrem ainda nos dias 15 e 16, de forma remota, com exibição pelo Canal dos Amigos do Mudi, no Youtube.

O Segundo Ciclo de Palestras da Amudi começou em agosto e vai até 30 de outubro. “A ideia é discutir temas diversificados, que contemplam os quatro pilares principais da cultura humana”, explica o coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas, da Universidade Estadual de Maringá (DCM/UEM), Marcílio Hubner de Miranda Neto.

No dia 14 de setembro, vai ocorrer a “Mesa Redonda: o que fazer para sincronizar os ritmos biológicos com as atividades remotas e com as demandas de casa, do trabalho, das escolas e das universidades?”, com início às 19 horas. O professor Marcílio vai falar ao lado da professora do DCM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, também pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, e da economista, Isabel Ferreira da Silva Chagas, atual presidente da Associação de Amigos do Mudi. O público são os alunos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro].

isabel chagas

Na terça-feira, 15 de agosto, será a vez da live “A Integração Necessária entre Família e Escola:  olhares da Neurociência e da Cronobiologia”, com início às 16 horas, que já tem cofirmada a participação de professores da rede pública de Cianorte. A discussão será feita, também, pelo professor Marcílio e pela professora Débora Sant’Ana. Na quarta, dia 16, às 19h30, o tema da apresentação será “Tributação no Brasil: injusta, mas fundamental”, com a condução do professor Marcílio e da economista Isabel Chagas (foto acima). Todas as lives terão a mediação do jornalista e coordenador da UEM-FM, Marcelo Galdioli.

Programação – Nas próximas semanas, serão divulgadas as datas do restante da programação do Ciclo de Palestras, que vai abordar, também, os temas: “Arte, Religiões, Filosofia e Ciência enquanto pilares de sustentação da Cultura Humana”, pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto/UEM e Grupo Abaecatu; “As Religiões de Origem Abraâmicas”, com a professora Débora de Melo Gonçales Sant’Ana/UEM; “Espiritismo, o atual estado da arte frente as questões morais e doutrinárias”, com a professora Jussara Rocha Ferreira/UNB; “As Religiões Afrobrasileiras”, com a professora Vanda Serafin /UEM; e “A Ética do Gênero Humano”, com a professora Jussara Rocha Ferreira/UNB.

“Importante dizer que essas lives podem ser acessadas por qualquer pessoa interessada, inclusive, por grupos de secretarias de Educação e outros órgãos de municípios da nossa região e do todo o país, visto que nossas atividades são remotas. É possível, também, oficializar essa participação, se inscrevendo, gratuitamente, no link https://forms.gle/rGgnWM6qtJbQRhbJ8. Haverá certificado para os inscritos, no qual constarão as palestras que a pessoa participar e registrar presença”, esclarece o professor Marcílio, que ainda lembrou que o Ciclo é realizado com suporte técnico da TV UEM.