teatro

Primeiro episódio acontece no dia 9 de setembro

O curso de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está organizando a 2ª temporada do ciclo de debates ‘Chão de Memórias: Arte, Educação e Saberes Ancestrais’, que faz parte do Projeto de Pesquisa Protocolos de Convivalidade: performance, pedagogia e saberes anticoloniais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG/UEM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq); e do Projeto de Extensão Artes do Corpo e do Movimento, ambos coordenados por André Rosa.

Período de inscrições acontece todas as segundas e terças-feiras, a partir de 7 setembro, anteriormente aos encontros, que são nomeados como Episódios. Os encontros serão às quartas-feiras, das 20h às 21h30. Os inscritos receberão via e-mail o link da sala no Google Meet e os certificados de participação.

Este ciclo de debates e provocações parte de algumas questões: como estamos a habitar o chão do ofício do artista-educador? E de que maneira reinventamos esses chãos por meio de saberes ancestrais, mágicos e desobedientes às narrativas hegemônicas?

Serão quatro encontros com artistas-educadores-pesquisadores. “Entre ações, pensamentos e práticas insurgentes e desobedientes, rabiscando pistas pelos chãos por onde dançamos, imaginamos, trilhamos, nos encontramos e nos afastamos diariamente, acionando memórias culturais e coletivas na produção de saberes entre a arte e a educação,” explica o coordenador do evento, André Rosa.

Programação:

Episódio 1 (09/09/2020) – Leno Vidal: formou-se na Universidade da Amazônia - UNAMA, para realizar sonhos apolíneos e dionisíacos amazônicos, assim escolheu as Artes Visuais para conquistar seus objetivos que na vida, os quais formariam suas encruzilhadas do viver, entre Arte /Educação, Carnaval e a ruptura com o colonial, no reaprender sobre os povos indígenas, desde que passou a vivenciar e praticar os caminhos, serpentinados da pedagogia colonial.

Episódio 2 (16/09/2020) – Juliana Ferrari: Diretora de teatro, dramaturga e poeta. Tenta desviar sua existência em uma ponte intuitiva que se faz entre a materialidade da forma - estética/ arte mágica e do visível - e o imaterial/ ético - da paranormalidade existencial.

Episódio 3 (23/09/2020) – André Feitosa: artista visual que trabalha na interface da ancestralidade e da arte instalativa. Graduado em Psicologia (universidade de Fortaleza/CE), com Mestrado em Saúde Pública (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará), e Mestrado em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica (Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal). Psicoterapeuta Humanista, ministrou disciplinas regulares em cursos de Psicologia (FANOR/CE, FIP/PB, UFC/CE), com mais de trinta publicações especializadas em capítulos de livros. Investigador da estética japonesa do Butô e Doutorando em Arte Contemporânea do Colégio de Ares da Universidade de Coimbra, Portugal.

Episódio 4 (30/09/2020) – Aldibênia Machado: Filósofa (UECE) do Sertão; Doutora (UFC) e Mestra em Educação (UFBA). Faz parte do NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses) / UFC; Rede Africanidades (UFBA), AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras); ABPN (Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s) e Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Autora do livro "Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades".