Ludoteca Rio de Mouro 2000x1000

Evento marca os 25 anos do projeto Ludoteca do DEF UEM. (Imagem ilustrativa)

O Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com as inscrições abertas, até o dia 23 de setembro, para o evento de extensão ciclo de debates ‘As ludotecas/brinquedotecas na formação inicial em educação física: os 25 anos de ensino, pesquisa e extensão da ludoteca’.

Os objetivos do evento são analisar o papel das ludotecas/brinquedotecas no processo de formação inicial de educação física nas universidades públicas; debater e analisar os limites e a relevância das ludotecas/brinquedotecas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão universitária; e resgatar, registrar e apresentar a origem e desenvolvimento do projeto Ludoteca do DEF/UEM nos seus 25 anos de existência.

O evento foi organizado em dois blocos de lives, por meio da plataforma Google Meet, sendo compostos por 5 encontros. O primeiro bloco (lives 1 e 2) abordará o debate do processo de criação e os objetivos iniciais de uma Ludoteca numa Instituição de Ensino Superior (IES) pública, questionando o papel das ludotecas/brinquedotecas nessas IES.

O segundo bloco (lives 3, 4 e 5), debaterá sobre o papel das ludotecas e brinquedotecas no processo de formação de professores, levantando um questionamento sobre os espaços, as pedagogias, os conteúdos e as formas de transmissão dos conhecimentos, tanto no âmbito do ensino, da pesquisa quanto da extensão universitária.

As inscrições para o evento, são gratuitas e podem ser realizadas por meio do e-mail, que deve conter:

a) Nome completo

b) CPF

c) RG

d) Registro acadêmico (para estudantes da UEM)

e) E-mail para contato

f) Celular para WhatsApp

g) Cidade/Estado onde reside

h) Outras informações que julgar pertinente (ocupação, profissão, etc.)

O projeto Ludoteca do DEF/UEM

Projeto de ensino, criado em 1995, tem atendido a comunidade de Maringá e região, por meio das diversas intervenções pedagógicas às escolas, empresas, clubes, prefeituras, parques, associações e outras entidades.

Na história do projeto, foram desenvolvidos mais de 200 mil atendimentos, além da produção de mais de 500 brinquedos artesanais e cerca de 150 jogos didáticos, os quais, muitos deles, de caráter crítico e formativo sob orientação de docentes do departamento de Educação Física.

Atualmente, a Ludoteca do DEF/UEM (enquanto projeto de ensino), é chamado de Laboratório de estudos e pesquisas do lúdico e tempo livre, constituiu-se num projeto amplo, tendo incorporado ao seu eixo, outros projetos que se interligam aos conteúdos centrais (estudo do jogo, do brinquedo, da brincadeira, da atividade lúdica, do lazer e da recreação) tais como o projeto de extensão “Ludoteca da UEM: Atividade lúdica e formação crítica na comunidade”, o projeto de extensão “Atividades de aventuras na natureza”, o projeto de pesquisa “Teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e o trabalho educativo com o jogo na educação física escolar: balanço dos limites e possibilidades”, o projeto de pesquisa “Limites no conceito de lazer e suas implicações no esporte, recreação e na Educação Física”, o grupo MARXLUTTE/CNPq (estudos e pesquisas marxistas sobre Atividade lúdica, Trabalho, Tempo livre e Educação) e o grupo GEL/CNPq (estudos do Lazer).

Esse conjunto de ações, caracterizadas pelo ensino, pesquisa e extensão universitária, constitui um bloco que se direciona para contribuir com o processo de formação de professores afim de ampliar as qualificações necessárias para o ensino do conteúdo jogo.

Programação:

Bloco 01 – Mesa redonda 01

Live 01: A origem, história e desenvolvimento de ludotecas e brinquedotecas nas universidades: o caso da UEM (parte I)

Data: 27/08/2020

Duração: 4 h/a. Início as 16h50min

Profa. Esp. Wanda Horta de Lima (docente aposentada UEM)

Prof. Dr. Rogerio Massarotto de Oliveira (UEM)

Mediação: Bárbara Cristina Pupio (UEM)

Live 02: A origem, história e desenvolvimento de ludotecas e brinquedotecas nas universidades: o caso da UEM (parte II)

Data: 24/09/2020

Duração: 4 h/a. Início as 16h50min

Profa. Dra. Verônica Regina Müller (UEM)