Autores Camila Pozzobon Correa Lais Martinelli Hanada Luis Felipe Schiavinatto e Marina Trevisan e o professor Daniel Tait VareschiniTrabalhos de Conclusão de Curso de 2019 escolhidos são das áreas de Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Agrimensura

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) elegeu os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos em 2019, no Paraná - nas modalidades de Engenharia Civil, Engenharias Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Agrimensura, Geologia e Minas e na categoria Especiais, de Engenharia de Segurança do Trabalho – em seu Prêmio Melhores TCCs. Os três escolhidos em cada categoria foram anunciados após as etapas de indicação, análise dos trabalhos e votação. Quatro trabalhos vencedores do concurso são de recém-formados da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A premiação tem o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER). Ao todo, foram 138 TCCs inscritos.

A indicação dos trabalhos de conclusão de graduação de 2019 foi feita pelos coordenadores de cursos afetos ao Sistema Confea/Crea no início de 2020. Com o apoio dos Colegiados Regionais das Entidades de Classe e Inspetores, além das Instituições de Ensino, os trabalhos foram avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo CIE e CDER, de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema.

Os trabalhos indicados podem ser consultados na Biblioteca Virtual do Conselho, na seção “Melhores TCCs do Paraná”. Para acessar, é necessário indicar 2019 como o ano de defesa. Os temas foram escolhidos conforme sua relevância e aplicabilidade prática, com ideias conjuntas de orientadores e alunos. Para os recém-formados, a premiação é o reconhecimento e valorização dos esforços de seus estudos.

Premiados da UEM

Na modalidade de Engenharia Química, o título do TCC que conquistou o 1º lugar no concurso é “Hialubras Biotecnologia”. A autora Camila Pozzobon Correa, que juntamente com Lais Martinelli Hanada, Luis Felipe Schiavinatto e Marina Trevisan (foto acima, junto com o orientador), explica que, com a orientação do professor Daniel Tait Vareschini, a equipe decidiu se desafiar no mundo do ácido hialurônico. “O potencial do ácido hialurônico no mercado da medicina moderna, de dermocosméticos e farmacêutico foi o fator decisivo na escolha do tema, pois tal estudo poderia auxiliar outros pesquisadores e acadêmicos”, lembra.

Para a autora, o reconhecimento significa a validação da dedicação da equipe no projeto e a relevância dos estudos ao redor desse tema. “Fizemos a escolha certa e com tal resultado, temos também a certeza de que realizamos um bom trabalho. A participação do professor Daniel Tait Vareschini foi essencial para garantir que as empreitadas dessa pesquisa seguissem o melhor caminho. Além disso, foi através dele e da professora Mara Scaliante que tivemos a oportunidade de estar aqui e ter nosso TCC como um dos melhores no Crea-PR”, ressalta.

Na categoria Especiais de Engenharia de Segurança do Trabalho, o TCC do recém-formado Guilherme Neto Ferrari também conquistou o 1º lugar no concurso. Com o tema “Levantamento e Priorização de Indicadores de Segurança e Saúde do Trabalho Utilizando o Método FUZZY-AHP”, o autor quis expandir a pesquisa e os conhecimentos da área. “Minha orientadora, professora doutora Gislaine Camila Lapasini Leal, já realiza pesquisas nestas duas áreas e me informou que havia uma lacuna na literatura sobre aplicações de técnicas de Pesquisa Operacional para solucionar problemas de segurança do trabalho”, lembra.

Ele também diz que a premiação pelo Crea-PR é um reconhecimento não apenas do esforço dele como aluno da graduação e pesquisador. “O prêmio também representa o ensino de qualidade das universidades públicas, a importância do incentivo à ciência e pesquisa e o potencial em solucionar os mais diversos problemas da sociedade por meio da aplicação de diferentes métodos e ferramentas que todo o corpo discente e docente das universidades têm a oferecer”, declara Guilherme.

Na categoria Engenharia Civil, o recém-formado Miguel Martin Tomazetto alcançou o segundo lugar com o trabalho Produção de Tijolos Cerâmicos com Adição de Resíduos de Gesso, sob orientação do professor Olindo Savi, do Departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama.

E o egresso Raphael Augusto Lopes Valério foi o terceiro colocado na categoria Agrimensura com o trabalho Cartografia Aplicada à Saúde, sob orientação do professor Oseias da Silva Martinuci, do Departamento de Geografia.

Os autores dos trabalhos escolhidos receberão certificados de vencedores no Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR que acontece em novembro, além de prêmios da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Profissionais do Crea nos Estados de Santa Catarina e Paraná – CREDCREA, que firmou parceria com o Crea-PR.

*Carina Bernardino -Assessora de Imprensa do Crea/PR