Retirada kit 03

Dos 500 kits doados ontem, 300 foram para o hospital e 200 ficarão no laboratório para testar os funcionários

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenado pela professora Eliana Valéria Patussi, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), recebeu, ontem (25), da Receita Federal, a doação de 500 kits para o Teste Rápido de Anticorpos Covid-19.

Destes, 200 ficaram no Lepac e serão utilizados para fazer a testagem nos funcionários, pois eles estão trabalhando sem interrupção nesta pandemia. Os outros 300 testes foram entregues para a utilização do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da UEM. Na foto acima, Eliana aparece ao lado do delegado da RF em Maringá, Osmar Fabre.

O laboratório está fazendo, desde o final de julho, a coleta de sangue e o teste rápido para a Covid-19 nos servidores da Receita Federal da cidade. Uma vez por semana, uma equipe do Lepac irá à RF coletar o material dos servidores atuantes na linha de frente no atendimento aos usuários, no total de 55 pessoas. A atividade ocorrerá até o dia 16 de setembro.

entrega HU 04

Solange Martins (diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar do HUM), Eliana Patussi e Jocimara Mazzola (assessora de Qualidade e Relações Institucionais do HUM)

No início de agosto também foram testados os servidores da RF lotados nos setores administrativos que estão em atividade presencial. A testagem será repetida no começo de setembro.

Desde junho, o Lepac está habilitado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) para aplicar os testes moleculares da Covid-19. O órgão se submeteu ao processo de credenciamento no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), atendendo ao Decreto Estadual nº 4261/2020. O decreto estabelece os critérios para que os laboratórios de análises clínicas possam oferecer o exame.

O laboratório da UEM conta com equipamentos de ponta já usados para testes de outros tipos de vírus. Esses equipamentos serão usados agora para pesquisas mais sofisticadas sobre o novo coronavírus.

coleta 05

Equipe do Lepac na RF para coleta e testagem dos servidores da Receita Federal