suas

Serão realizados encontros mensais até o mês de novembro

O projeto Diversitas, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza na quarta-feira (26), a palestra ‘Covid-19 e a crise econômica: desafios para a construção de respostas coletivas’, que integra o ‘Ciclo de Estudos Trabalhadoras(es) dos Sistema Único de Assistência Social (Suas) em tempos de emergência’.

Solange Fernandes é professora do Curso de assistência Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), uma das instituições envolvidas no ciclo de estudos, e fará parte da mesa redonda. Ela explica que o foco desse ciclo de estudos é a capacitação dos trabalhadores do Suas, por meio da discussão da política de assistência social.

“No brasil tivemos um impacto significativo em relação a perda de empregos ou desregulamentação de trabalho informal o que temos chamado de uberização do trabalho formal e isso aumenta a de manda por assistência social pelos recursos. Também aumenta a violência doméstica envolvendo crianças, idosos e mulheres. A ideia é construir coletivamente respostas para essas questões que dizem respeito ao Brasil por inteiro”, completa Fernandes.

Karen Albini é trabalhadora do Suas e também é uma integrantes da mesa redonda. Para ela, o Ciclo de Estudos é um espaço de formação que proporciona a abertura para o diálogo, “uma iniciativa pra somar trabalhadores e unir forças, além da troca de saberes por meio da abordagem da realidade de trabalho na assistência social em tempos de pandemia, discutindo o que estamos vivenciando no município, a falta de investimentos, a alta demanda de atendimentos, os desafios do coletivizar, considerando a especificidade da pandemia”, conclui Albini.

O evento tem início às 19h e será transmitido pelo Facebook e YouTube. Uma realização do DCS, junto com o Centro de Promoção de Agentes de Transformação (Cepat/Curitiba), Jesuítas Brasil, Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA).

Programação:

Dia 21 de setembro.

Tema: Tarefas da política nacional da assistência social para a consolidação dos direitos humanos.

Palestrantes: Jucimeri Silveira (PUCPR) e Leila Pizzato, diretora de Assistência Social da Associação Antônio Vieira (ASAV).

Dia 28 de outubro.

Tema: Violências domésticas.

Palestrante: Adriana Turbay (assistente social/ psicóloga jurídica).

Dia 25 de novembro.

Tema: Construção de estratégias profissionais para trabalhar com famílias.

Palestrante: Solange Fernandes (PUCPR).