Cerca de 4 mil participaram de cursos, palestras e eventos promovidos pelo Núcleo, desde a sua criação
Ao longo dos seus 13 anos de existência, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá (NEIAB/UEM) vem realizando diversas ações no âmbito acadêmico, promovendo o debate sobre a temática racial.
“O Núcleo se destaca por trazer para as mesas de debates representantes da comunidade externa, ou seja, convidados de diferentes setores sociais, não acadêmicos, gerando o diálogo entre as comunidades acadêmica e a externa, trazendo para dentro da universidade pessoas cujos saberes estão pautados nas suas experiências de vida. Cerca de 4 mil pessoas entre acadêmicos, professores, militantes dos movimentos sociais, pesquisadores e membros de diversos grupos participaram de cursos, palestras e eventos promovidos pelo Neiab”, informou a vice-coordenadora do Núcleo, Marivânia Araújo (foto abaixo).
Desde 2007, foram realizadas treze edições da Semana Afro-Brasileira, ocorridas no período do dia 20 de novembro para celebrar o Mês da Consciência Negra, além das sete edições do Colóquio de Feminismo Negro, que acontece no mês de julho, em referência ao 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Em 2007, também, o Neiab trouxe para a universidade a reivindicação da implantação das cotas raciais na UEM, promovendo palestras e eventos durante os anos que se seguiram. Em 2010, foi realizado o primeiro encontro de religiões de matriz afro, em Maringá – o I AXE. Registra-se, também, que o Núcleo participou do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Paraná, em 2012.
“Além dessas, outras ações de cunho acadêmico foram realizadas em parcerias com outros grupos, universidades e departamentos e ações junto aos movimentos sociais negros de Maringá e região, como palestras nas escolas, grupos de estudos e rodas de conversas, mostra de cinema e exposições, todas ligadas à temática racial”, acrescentou Marivânia.
Para marcar o aniversário, o grupo (acima, na foto) publicou um artigo com as principais memórias do Neiab, no site Notícias da PEC, leia aqui. E a equipe do Núcleo promete comemorações, em breve, para marcar os 13 anos da organização que tem reconhecimento em nível nacional.