janine1

Renato Janine Ribeiro, professor titular de ética e filosofia política da USP, vai falar sobre O papel da Universidade no Contexto da Pandemia. Aula será na próxima segunda-feira (17), às 19h30, com transmissão via YouTube

A aula magna com o ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, marca o início do ano letivo da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Janine Ribeiro fala em um evento on-line marcado para a próxima segunda-feira, dia 17, às 19h30, sobre o tema O papel da Universidade no Contexto da Pandemia

A aula será transmitida ao vivo, pelo canal do Nead no YouTube, para toda comunidade, com acesso através deste link. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário virtual. Clique aqui para inscrever-se.

O evento também terá a participação do reitor da UEM, Julio César Damasceno, e da pró-reitora de Ensino Alexandra de Oliveira Abdala Cousin.

Sobre o palestrante

Conhecido e respeitado por empregar novas práticas político-pedagógicas que valorizam o diálogo e a formação de consensos, Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia e professor titular de ética e filosofia política da USP. Atuou como professor visitante na Universidade de Columbia, em Nova York, entre 2003 e 2004.

Foi ministro da Educação do Brasil de abril a outubro de 2015, no governo Dilma Rousseff. Também foi diretor de avaliação da Capes, órgão do Ministério da Educação, de 2004 a 2008.

Em 2001, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio com o livro A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil.

Publicou ainda, entre outros livros, Ao Leitor sem Medo. Hobbes escrevendo contra o seu Tempo, Ed. UFMG, 2ª edição, 2000;  A Boa Política, Cia. das Letras, 2017; e A Pátria Educadora em Colapso – Reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil, Três Estrelas, 2018.

Também foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, com a Ordem de Rio Branco, em 2009, com a Ordem do Mérito Naval, em 2015, e com a Grande Medalha da Inconfidência. Tornou-se Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP e Pesquisador Sênior do CNPq.