Iniciativa é parte de projeto resultado de um termo de cooperação entre a UEM e a Seti, com recursos do Fundo Paraná (*)
O Núcleo UEM/Maringá do Observatório das Metrópoles está lançando 26 livros que tratam sobre a estrutura social de cada um dos 26 municípios integrantes da Região Metropolitana de Maringá (RMM), como parte do Projeto “O Direito à Cidade na Região Metropolitana de Maringá: regimes urbanos e governança dos municípios metropolitanos”.
Coordenado pela professora Ana Lucia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o lançamento também faz parte da pesquisa que trata das mudanças e permanências ocorridas nas duas últimas décadas (1991 a 2000 e 2000 a 2010) nos municípios da RMM.
Para isso, se identifica e se analisa o padrão de organização social do território do município, por meio de diversos indicadores. Os pressupostos do debate partem do atual modelo nacional de desenvolvimento econômico para identificar qual a inserção deste município na Região e se ele está ou não integrado ao município polo.
Assim, são identificadas, por meio da construção de uma tipologia sócio-ocupacional, as mudanças ou permanências no padrão de organização social do território municipal, com a finalidade de compor uma análise da estrutura social metropolitana da região de Maringá.
Ana Lucia destaca que o lançamento nesse momento tem uma importância especial para o Observatório. “Estamos completando 15 nos de existência do Núcleo do Observatório das Metrópoles na UEM e um dos primeiros trabalhos realizados e publicados foi o Como Anda a RMM em 2008, quando a Região Metropolitana tinha 13 municípios, e agora, em 2020, estamos disponibilizando as informações organizadas em livro para os 26 municípios de modo a contribuir com os gestores e legisladores de cada um”.
O projeto “O Direito à Cidade na Região Metropolitana de Maringá: regimes urbanos e governança dos municípios metropolitanos”, que possibilitou esta publicação, é resultado do Termo de Cooperação nº 184/2018 firmado entre a UEM e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná. Os livros são em formato PDF, estão disponibilizados para downloads e impressão e podem ser acessados pelo link