RecepcaoEAD UEM 2021 site

Três lives recepcionam calouros e veteranos; aulas em ensino remoto emergencial começam na segunda (17)

Hoje (11), Dia do Estudante, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) parabeniza todos os seus discentes e aproveita para divulgar que nesta semana irá promover atividades on-line de recepção aos calouros e aos veteranos de graduação. Os eventos são em três dias e as aulas em ensino remoto emergencial (ERE) começam na segunda-feira (17).

Amanhã (12), a partir das 9h20, será transmitida a live “O retorno às aulas e a necessidade de ressincronização dos ritmos biológicos”. Os palestrantes são os professores Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC), e Marcilio Hubner de Miranda Neto, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM). Ambos são do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). Assista ao vídeo ao vivo no Canal dos Amigos do Mudi e, para antes saber mais sobre este evento, leia aqui.

Na quinta-feira (13), às 17h, haverá live com o tema “Ações do Nead (Núcleo de Educação a Distância) para capacitação docente e discente no ERE”. Será conduzida por Julio César Damasceno, reitor da UEM, Josimayre Novelli, diretora do Nead, e Flávio Rodrigues de Oliveira, professor formador da equipe multidisciplinar do Nead. Segundo Novelli, a capacitação é “de extrema importância para que todos tenham acesso e conhecimento sobre as plataformas digitais que serão utilizadas para o desenvolvimento do ERE”.

13 agosto 50 anos site asc 2

Encerrando a semana especial, na sexta (14) haverá uma live para tirar dúvidas dos alunos de graduação quanto ao ERE, aprovado pela Resolução 006/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). A partir das 9h30, os acadêmicos vão ficar em contato com Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, pró-reitora de Ensino (PEN), Carlos Humberto Martins, diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), e Maria Eunice França Volsi, diretora de Ensino de Graduação (DEG). De acordo com eles, “irão inicialmente dar as boas-vindas a todos os alunos dos cursos presencias de graduação da UEM para o ano letivo de 2020 e irão apresentar como PEN, DAA e DEG estarão presentes na vida acadêmica dos alunos”.

WhatsApp Image 2020 08 11 at 14.09.36

As lives de quinta e sexta ocorrerão nas redes sociais oficiais da instituição (YouTube e Facebook), além de áudio transmitido pela UEM FM 106,9 com apresentação de Marcelo Henrique Galdioli, coordenador da UEM FM. Além de universitários, estão convidados a participar professores, técnicos administrativos e comunidade externa.

Conforme já informado no site da universidade, como medidas para atender os acadêmicos em situação de vulnerabilidade econômica na retomada do calendário acadêmico, a UEM está fazendo empréstimo de equipamentos ou concessão de dispositivos de transmissão de dados em banda larga. Além disso, já convocou para contratação 114 professores temporários e realiza dois processos seletivos simplificados para contratação de mais 59 docentes.