img joao meyer

O evento on-line gratuito está aceitando inscrições de trabalhos até 21 de agosto

Está confirmado nome do palestrante da abertura do 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX 2020), da Universidade Estadual de Maringá. Será o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Frederico da Costa Azevedo Meyer. O evento, que está aceitando inscrições de trabalhos, vai ocorrer entre os dias 29 e 31 de outubro, junto com outros três: o 29º Encontro Anual de Iniciação Científica e o 9º EAIC Júnior; e o Encontro Anual de Ensino de Graduação (EAEG).

João Frederico da Costa Azevedo Meyer é professor de Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), da Unicamp, com título de livre-docente em Biomatemática. Associado da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, da qual é membro do Conselho Científico, também atua na Sociedade Brasileira de Educação Matemática e na Sociedade Lationoamericana de Biomatemática. Seus principais temas de pesquisa são ecologia matemática, impacto ambiental e educação matemática. Ele irá focar a palestra de abertura do Eaex no tema do evento: “Desafios para a ciência, a tecnologia e a humanidade no mundo da pandemia”.

Trabalhos – O Encontro de Extensão da UEM é um evento de natureza multidisciplinar, que reúne debates, por meio da apresentação de trabalhos, em todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito das ações de extensão em nível nacional. Essas ações passam pela Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

“Nosso evento tem como objetivo disseminar o conhecimento científico que as ações de extensão geram para a sociedade”, disse a pró-reitora da PEC, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana. A execução do Encontro é encabeçada pelo diretor de Extensão da Universidade, Breno Ferraz de Oliveira.

“Em 2020, o evento será totalmente on-line. As atividades vão incluir palestras com convidados, apresentações de trabalhos e atividades culturais. As apresentações de trabalhos serão realizadas em vídeos pré-gravados. Os interessados vão encaminhar os resumos expandidos para a comissão organizadora. Os autores que forem aprovados e receberem o aceite precisarão gravar as suas apresentações. Os audiovisuais deverão ser armazenados no Youtube e os links enviados para a organização do evento, que irá exibir o material nas diferentes salas de apresentação, durante o EAEX. Os autores estarão lá, virtualmente e, depois da exibição dos vídeos, irão debater o conteúdo com os outros participantes. Será um desafio migrar para o mundo on-line, mas novas metodologias devem ser utilizadas, em tempos de pandemia”, explicou Oliveira.

As apresentações culturais ficam por conta da Diretoria de Cultura (DCU/UEM). “A DCU convida aos que quiserem participar com atividades artísticas no evento que entrem em contato pelo email sec-dcu@uem.br”, anunciou o diretor Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

Todas as regras e o calendário para o envio de trabalhos estão disponíveis em uma plataforma criada especialmente para as inscrições no EAEX: https://www.even3.com.br/eaex2020/.  A participação no evento é gratuita. Mas, atenção, o prazo para envio dos trabalhos é 21 de agosto.