29 anos de Goierê

Evento remoto, gratuito, vai reunir palestrantes de várias universidades brasileiras

De 10 a 15 de agosto, estudantes do curso e médicos veterinários acompanharão a I Semana de Estudos da Medicina Veterinária UEM, evento gratuito promovido pelo Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e o Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional de Umuarama (CAR).

Sob a coordenação da professora Marilda Oghero Taffarel, do DMV, o evento, a ser transmitido pelo Google Meet, visa atualizar o conhecimento dos participantes nas mais diversas áreas relacionadas à Medicina Veterinária.

A programação inclui a participação, como palestrantes, de professores da UEM e de diversas outras instituições de ensino superior brasileiras, como a Universidade Paranaense (Unipar), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), também de MG.

Segundo Marilda, dos dias 10 a 14 as atividades irão iniciar às 19 horas e, no dia 15 de agosto, terão início às 9 horas. De acordo com a coordenadora da Semana, as vagas já se esgotaram, pois a sala do meeting comporta 250 participantes.

Conforme o acadêmico Mateus Sitko, o público alvo do evento reúne ainda residentes de Medicina Veterinária, médicos veterinários graduados ou pós-graduados, mestres, alunos de mestrado, doutores e estudantes de doutorado.

A programação da Semana pode ser vista no Instagram “@painlab.uem”. O PainLab é a sigla do Laboratório de Anestesia e Analgesia Veterinária, do hospital, que também participa da realização do evento. Outras informações pelos e-mails motaffarel@uem.br, semanadeestudosmv@gmail.com e mateusdiassitko27@gmail.com. Os telefones são (44) 3621-9441 e 3621-9437.

- Terapêutica antimicrobiana na rotina clínica

- Desafios encontrados após a residência: o que esperar do mercado de trabalho?

- Abordagem prática dos exames bioquímicos de avaliação renal e hepática

- Quando e porquê solicitar exames de coagulação?

- Luxação de patela em cães: do diagnóstico ao tratamento

- Diagnóstico e tratamento de SEPSE em cães e gatos

- Desafios na interpretação do hemograma na medicina veterinária

- AFAST e TFAST: qual a importância desses exames na rotina clínica?

- Emergências oftalmológicas

- Abordagem do paciente com trauma

- Abordagem do equino com cólica

- Monitoração do paciente internado