500 F 253831649 pD1JNmf5M2YXg7EasgoCqG2lTAOfLtC0 

No contexto da vigilância epidemiológica, monitorar os casos hospitalizados de SRAG, o que é feito no Brasil desde 2009, tem se mostrado de extrema relevância na identificação antecipada de epidemias de doenças respiratórias virais como a Influenza e mais recentemente a Covid-19

O Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza na próxima quinta-feira (30), às 14h, uma videoconferência com o pesquisador Leonardo Soares Bastos, com o tema ‘Corrigindo o atraso de notificação da síndrome respiratória aguda grave em pacientes hospitalizados’. Este ciclo de conferências é coordenado pela professora Isolde Previdelli.

Um problema conhecido na vigilância epidemiológica é o atraso de notificação, que é dado pelo tempo entre a identificação do caso e a entrada do caso no sistema. “Esse atraso acontece por diversos motivos, e nessa apresentação, além de definir o que é um caso de SRAG e sua relação com a Covid-19, iremos apresentar o método de correção de atraso de notificação proposto em Bastos et al. (2019, Stats in Medicine). O método já é utilizado em dois sistema de alerta de epidemias (InfoGripe e Infodengue), e nessa apresentação usaremos dados abertos no site do ministério da saúde para apresentar estimativas de nowcasting no país”, explica Bastos. 

O pesquisador é associado do Programa de Computação Científica, Fiocruz. Atua no desenvolvimento de métodos estatísticos bayesianos aplicados a epidemiologia das doenças transmissíveis. Tem graduação, mestrado e doutorado em estatística, fez estágio de pós doutorado em epidemiologia de doenças infecciosas na London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido. 

Interessados podem participar da live por meio do link.