logosaude NAPI

O investimento será de R$ 1 milhão, oriundos da Fundação Araucária e da Sedest

Está aberto um edital da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), no âmbito da saúde única, para o fortalecimento da gestão das políticas públicas ambientais. Esta Chamada

A chamada do Programa de Pesquisa Aplicada à Saúde Única, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), vem ao encontro da implantação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) da Saúde.

O Napi tem como objetivo mobilizar e integrar os ativos do Estado, englobando as universidades estaduais, federais, privadas e institutos de ciência e tecnologia, no intuito de localizar estudos e pesquisadores renomados para atender aos desafios ligados à saúde. A criação de NAPIs está prevista no Plano de Gestão 2019-2022, da Fundação Araucária, com foco, essencialmente, no fortalecimento dos ecossistemas de inovação de interesse do Estado.

O edital da Saúde Única vai fomentar projetos com foco na pesquisa voltada ao meio ambiente e à saúde humana e animal. As linhas temáticas foram elaboradas pela Sedest e envolvem: o diagnóstico de ações voltadas à gestão populacional de cães e gatos no Paraná; a análise de risco de doenças para vida selvagem; o manejo populacional de cães e gatos em ilhas; a castrações química e pediátrica de animais; os maus-tratos de animais e violência doméstica; e medicina de abrigos e acumuladores.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’ Ana, ressaltou que “esse é um projeto inovador porque fortalece a integração entre a pesquisa e a extensão, e valoriza ações extensionistas que integram a saúde humana, animal e ambiental”.

O investimento será de R$ 1 milhão, oriundos da Fundação Araucária e da Sedest.  As propostas apresentadas serão financiadas até o limite de R$ 320 mil. O prazo para envio das propostas é até o dia 12 de agosto e o resultado final será divulgado a partir do dia 1º de novembro de 2020.  O link para submissão dos projetos está no edital da Chamada Pública 13/2020, disponível no site da Fundação Araucária: www.fappr.pr.gov.br.