capa livro educacao social

Acesso à obra pode ser feito on-line

Acaba de ser lançado o livro “Educador Social No Brasil - Normatização e Profissionalização”. A autoria é dos professores Régis Alan Bauli, do Departamento de Direito Público (DDP), e Verônica Regina Müller, do Departamento de Educação Física (DEF), ambos da Universidade Estadual de Maringá. A obra está disponível on-line.

O lançamento do livro foi realizado em um evento nas redes sociais. Uma live, via Facebook, marcou a entrega da obra. Essa conversa sobre a produção e o conteúdo da publicação ocorreu no dia 2 de julho. Segundo os autores, ela é fruto da tese de doutorado defendida pelo professor Bauli, em 2018, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), sob orientação de Verônica.

Os dois contam que se conheceram em um congresso sobre educação social, organizado pela professora. Durante o evento, Régis percebeu que poderia ajudar na normatização da profissão, por conta da sua formação na área do direito. O objetivo do livro, de acordo com o professor Régis Bauli, foi “elaborar um estudo para a análise do profissional que desenvolve atividades na educação social, aqui no Brasil. Atualmente, muita gente vem trabalhando, mas ainda não tem uma legislação que regulamente suas atividades, conferindo direitos e reconhecimento a esse profissional. Existe um projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, desde 2009, e há outra proposta, que está tramitando paralelamente a essa, no Senado Federal, desde 2015, ambas buscando a normatização do educador social, que ainda está pendente”, informou o professor.

cartaz live educacao social

Educação social – É importante destacar uma das perguntas feitas pelo moderador da live, o jornalista da UEM-FM, Marcelo Galdiolli. Ele indagou aos autores: “qual a função de um educador social?” A professora Verônica Muller explicou que, “no mundo inteiro, existem diferentes funções para o educador social. A que nós estamos reivindicando aqui, no Brasil, é que o educador seja um profissional formado em um curso superior. Ele vai trabalhar no campo da educação social, que são processos educativos, formativos, em que a ação do profissional causa impactos no âmbito individual, coletivo e associativo”, respondeu a professora Verônica Müller.

Ao longo da live, os professores abordam alguns dos elementos discutidos no livro, como a diferença salarial que existe entre um educador social que atua apenas com o nível médio e como seria se ele tivesse o nível superior. Ambos lembraram, também, que a publicação discute como a profissão é abordada em outros países que têm sua normatização, como a Espanha e o Uruguai. E a professora Verônica ainda explicou o papel das universidades: “enquanto essa profissão não é normatizada, as instituições de ensino superior precisam possibilitar pesquisas que realizem estudos e análises na área. E, quando houver a normatização, deverão oferecer curso de formação acadêmica para educador social. Atualmente, na Universidade Estadual de Maringá, só existem cursos de extensão na área”, acrescentou.

O professor Régis Bauli enfatizou que, quando ocorrer a normatização, os profissionais que já atuam na área continuarão realizando seu trabalho, mas com a possibilidade de cursar o nível superior. Já os que ainda não são atuantes terão que realizar o curso antes de desempenharem a função. A professora Verônica complementou, explicando que o currículo básico do curso de educador social deve contemplar, “a experiência de quem já trabalha na área no Brasil, e aspectos das ciências humanas e sociais, técnicas básicas e psicologia”.

Finalizado a live, os autores cogitaram a possibilidade de escrever um novo livro, “visto que esse ficou inacabado por conta da não aprovação do projeto de lei, perante o Poder Legislativo”, destacou Bauli. Os professores disseram, ainda, que vários de seus trabalhos e pesquisas estão disponíveis no site da Aesmar Associação De Educadores Sociais de Maringá (Aesmar).

A live completa dos professores pode ser acessada no link: https://www.facebook.com/educadoresaesmar/videos/821288435066163/. O livro está disponível para download no site https://www.aesmar.org.br/livro.

Texto de Milena Massako Ito – Estagiária de Comunicação e Multimeios