WhatsApp Image 2020 06 30 at 14.19.34 1

Evento remoto, em novembro, terá simpósios temáticos, minicursos, mesas-redondas e palestras

Estão abertas as inscrições online para o envio de propostas de simpósios temáticos (STs) e minicursos ao 17º Encontro Regional de História da Anpuh-Paraná, que, nesta edição, por via remota, tem como tema central “O Futuro do Futuro do Ensino de História”.

Com prazo até o dia 3 de agosto, a pessoa interessada pode se inscrever como sócia da Associação Nacional de História (Anpuh), ficando isenta de taxa; não associada, para apresentação de trabalho em simpósio temático e/ou participação de minicurso, com taxa de R$ 60,00; graduanda, para apresentar trabalho de Iniciação Científica (IC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) e de Residência Pedagógica, ao valor de R$ 30,00; e na condição de ouvinte, também gratuito.

No dia 21 de agosto, a comissão organizadora do evento vai divulgar a relação dos Sts e minicursos aprovados. Os interessados em apresentar seus trabalhos terão até 9 de outubro para garantir a inscrição nos simpósios temáticos, enviando os resumos dos trabalhos. O cronograma completo, com a definição de outros prazos, podem ser observados no site do Encontro.

Toda inscrição será aceita apenas por meio do sistema eletrônico, tanto para o envio de dados quanto para a geração de boletos bancários e certificados.

Evento triplo

Paralelo ao Encontro Regional da Anpuh, ocorrerão o 2º Encontro do Profhistória (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UEM) e a 24ª Semana de História, do Departamento de História (DHI) da UEM.

O tema do evento surgiu do interesse em possibilitar aos participantes um sem número de estudos, levando em conta que a preocupação com o futuro do ensino de História, mais propriamente com o futuro desse futuro, é, também, uma preocupação com o passado e, sobretudo, com o tempo presente.

Daí a expectativa de que o Encontro acolha a mais ampla diversidade de participantes e o leque mais aberto possível de temas e problemas historiográficos.

A programação contará com uma conferência de abertura, mesas redondas voltadas para a discussão de questões candentes do ensino e da pesquisa nos campos da História, simpósios temáticos para a apresentação e discussão de trabalhos e minicursos.

A cerimônia inicial, no dia 23 de novembro, às 9 horas, será marcada por Fórum do Café (via plataforma moodle), seguido, das 13h30 às 18 horas, pela apresentação de Simpósios Temáticos (STs), para, encerrando as atividades do dia, às 19h30, ocorrer a conferência de abertura “O futuro do ensino de história”, pelo professor Nilton Mullet Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Previsto para terminar no dia 25 de novembro, o evento é uma iniciativa da seção paranaense da Anpuh, Profhistória/UEM, e do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.

Outras informações sobre o Encontro pelo site ou e-mail anpuh2020maringa@gmail.com. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail milenabelancon@gmail.com, com a pesquisadora Milena Belançon, do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (NUPPOL), secretária do evento.

Serviço

O quê: 17º Encontro Regional da Anpuh, 2º Encontro do Profhistória e 24ª Semana de História do DHI/UEM

Data: 23 a 25 de agosto, via plataforma moodle

Inscrições: até 3 de agosto para o envio de propostas de simpósios temáticos e minicursos