ABERTURA caminhoneiros

Esta é uma parceria público-privada que se tornou de extrema importância no cenário de pandemia

Cerca de 700 pessoas foram atendidas no “Projeto Saúde na Estrada”, da Rede Ipiranga, que, nesta edição, teve o objetivo de levar informação e serviços aos motoristas de caminhão sobre a Covid-19, na região de Maringá. Alunos da graduação e bolsistas, que participam do Projeto de Combate ao Coronavírus, coordenado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), compuseram a equipe da iniciativa, na sexta-feira (26) e no sábado (27).

Os caminhoneiros que participaram da ação entraram em um “circuito” que oferecia a medição de temperatura, de glicemia, de pressão e checagem do oxigênio no sangue. Aqueles que optaram, também receberam vacinas: tríplice viral (caxumba, coqueluche e sarampo) e H1N1. Houve, ainda, aqueles que foram testados para a Covid, por se manifestarem acerca de sintomas.

CAMINHONEIROS MONTAGEM

Sandro Marcelo da Cruz (na foto acima, à esquerda), caminhoneiro de Maringá, disse que sempre procura participar destas ações. “Como estou sempre na estrada, passo por um monte de lugares, é bom fazer acompanhamento sempre. Por isso, vim aqui. Para controle”. Já Leandro Souza (à direita, na foto cima) lembrou que, quem está na estrada, acaba deixando o cuidado com a saúde para depois. “Quando a gente tem essa oportunidade, no posto de combustível, não pode deixar de participar. Vim dar uma olhada, mesmo sem ter sintoma nenhum”, explicou.

Os dois motoristas acima foram monitorados, apenas. Já Gilberto Mazzo optou por tomar a vacina tríplice viral. “Já tinha tomado a da gripe. Agora, completei com esta outra. Foi bom porque foi feito rápido. A gente vive correndo. Isso é muito bom!”

VACINA TRIPLICEA área da vacina estava sob A área das vacinas estava sob os cuidados da professora do Departamento de Enfermagem da UEM e coordenadora do Projeto da Covid-19, na Universidade, Viviani Camboin Meireles (na foto acima, vacinando o caminhoneiro Gilberto Mazzo), e de outros três integrantes da área de Enfermagem da UEM. Viviane destacou a importância de oferecer esses cuidados e informação aos trabalhadores que estão na estrada e não podem parar. “Além de informação, os serviços de testagem para a Covid e a vacinação são importantes para toda a população neste cenário de pandemia”, frisou.

A enfermeira Valéria Cristiane, que atuou, no sábado, na área de testagem rápida para a Covid-19, reforçou a declaração da professora Viviane. Ela atua nas divisas do Estado, informando e coletando dados importantes que ajudam a montar ações mais eficazes contra a disseminação do coronavírus. “Além disso, sabemos que ser humano só reage quando a informação o toca, quando vivencia o que escuta. Esse contato com os caminhoneiros é importante por isso, porque impactamos o dia a dia deles”, disse a bolsista do Projeto da UEM.

teste rapidoCerca de 20 bolsistas Cerca de 20 bolsistas, ligados à UEM apoiaram o “Saúde na Estrada”, em Maringá. Assim como Valéria, o grupo faz parte desta grande ação em relação à Covid-19, que tem a participação da Universidade, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), por meio da 15ª Regional de Saúde de Maringá, da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com bolsas financiadas pela Fundação Araucária.

A enfermeira Greicy Cezar do Amaral, responsável pela ação na 15ª Regional de Saúde, disse que “foi muito importante oferecer todo esse suporte aos caminhoneiros. Especialmente, com o apoio da iniciativa privada. A estrutura super organizada oferecida pela Rede Ipiranga foi muito importante para que o impacto da nossa ação de saúde fosse positiva”.

O evento ocorreu no Posto da Cocamar-Ipiranga, localizado na PR-317, KM 2, no  Parque Industrial Bandeirantes. Estavam ali apoiando, ainda, 15 alunos de enfermagem da Faculdade Santa Maria da Glória. A professora Mônica Treiberger, que coordenava o grupo, explicou que há cinco anos a Instituição dá apoio ao “Saúde na Estrada” e, que, “neste momento, o projeto é muito importante para os caminhoneiros se manterem informados e protegidos da Covid-19”.

A ação do fim de semana contou, também, com o apoio da Polícia Militar. Segundo o cabo Mauro Nascimento, em tempos de suspensão de aulas, a Patrulha Escolar vem dando apoio à Polícia Rodoviária Federal, que também estava entre as instituições executoras do evento. “Prevenir é garantir o gasto de menos recursos para curar. Por isso, é importante darmos apoio a essas iniciativas”, disse o cabo.

AUTORIDADES DEBORA

No No primeiro dia do “Saúde na Estrada”, estiveram presentes no local, o secretario de Saúde de Maringá, Jair Biato; o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim; Osvaldo Twaikowisk, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa); e a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’ Ana, que encabeça o Projeto. A professora Débora destacou os números atingidos pela ação, que “superaram as expectativas da equipe da organização”.

O balanço do evento em números foi o seguinte:

798 atendimentos Totais;

606 motoristas Atendidos;

40 testes Rápidos de Covid-19 em Motoristas com sintomas, todos negativos.

11 coletas RT-PCR

268 vacinas da gripe aplicadas;

203 vacinas do sarampo aplicadas;

728 verificações de pressão arterial;

710 verificações de Glicemia.