Medida reforça ações em promover um ambiente seguro para os servidores que estão na linha de frente ao enfrentamento à pandemia
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou, nesta quarta-feira (17), a testagem em massa dos profissionais de saúde que trabalham na unidade para verificar a soropositividade ou não dos servidores. Com o crescente aumento de casos no município e região, o HUM se preocupa com a possibilidade de profissionais serem contaminados e propagar a doença na comunidade hospitalar.
O método utilizado é o imunocromatográfico para detecção qualitativa de anticorpos IgG/IgM anti coronavírus 2 (SARS-CoV-2), que vai contribuir para avaliar se as medidas implementadas de segurança e o uso dos EPI´s estão sendo efetivas para a segurança dos servidores. “Ao detectar servidores contaminados poderemos afastá-los rapidamente antes da propagação no ambiente de trabalho, uma vez que alguns trabalhadores necessitam transitar por todo o hospital” explica a Superintende do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi.
Os exames de sangue serão feitos em pessoas com ou sem sintomas da doença, para verificar a presença de anticorpos. “Também pretendemos realizar o teste de maneira randômica entre os demais servidores que não estão na linha de frente de atendimento” esclarece o Diretor do HUM, Luis Guilherme Ximenes.
Até a presente data (20/06) foram testados 204 servidores que atuam na linha de frente de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19.