doando sngue

Neste ano não haverá celebração física, mas Hemocentro da UEM homenageia a todos pelo gesto tão nobre

Neste domingo (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro Regional de Maringá faz um agradecimento aos doadores que estão comparecendo ao local para doar e lembra a necessidade de se manter as doações regulares.

Por conta da pandemia, não ocorrerá nenhuma celebração física, mas, além de comemorar a data, o Hemocentro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), presta homenagem a todos os doadores de sangue e apela para a conscientização dos não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vidas.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. O médico morreu no dia 26 de junho de 1943, aos 75 anos.

Apesar da diminuição nas coletas, por insegurança causada pela pandemia do coronavírus, o Hemocentro de Maringá vem mantendo os estoques seguros e conseguindo ainda auxiliar as outras unidades do estado do Paraná.

Doador de Sangue

“Vamos comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue agradecendo aos doadores e lembrando que o comparecimento regular precisa continuar para que as reservas não fiquem comprometidas. A população de Maringá e região reconhece a importância de doar sangue regularmente”, diz a farmacêutica bioquímica Márcia Momesso, diretora do Hemocentro Regional de Maringá.

Segurança para doar

Desde a declaração de pandemia pela OMS, o Hemocentro adotou medidas de precaução para garantir a segurança ao doador de sangue. As rotinas de limpeza e desinfecção das áreas comuns se tornaram mais freqüentes, além de ações e melhorias no fluxo para evitar as aglomerações.

O agendamento para a doação foi adotado para driblar qualquer agrupamento de pessoas, principalmente nos horários de pico. O horário de atendimento não foi alterado pela pandemia. O Hemocentro abre de segunda a sábado (exceto feriados). De segunda a sexta-feira, funciona das 7 horas às 18h30 e, aos sábados, das 7 horas às 12h30. Você pode reservar o horário pelo link “www.saude.pr.gov.br/doacao” ou (44) 3011-9151 (WhatsApp).

Quem pode

Neste período, pessoas entre 16 e 59 anos podem doar sangue, mas menores de 18 anos precisam do consentimento e a presença de um responsável legal.

Além disso, é necessário pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identificação com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados inaptos para a doação de sangue, por um período de 30 dias, os que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou que tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com pessoas suspeitas de infecção ou com alguém afetado pela Covid-19.

Ligado ao Hospital Universitário de Maringá, o Hemocentro é conveniado à rede Hemepar da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), responsável por uma estrutura envolvendo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná.

equipe hemocentro

Equipe do Hemocentro; Márcia Momesso é  a segunda sentada da esquerda para a direita

A atuação em rede ocorre por meio de unidades no interior do Estado, abrangendo o Hemocentro Coordenador/Hemepar, em Curitiba; quatro Hemocentros Regionais (Maringá, Guarapuava, Cascavel e Londrina); e oito Hemonúcleos (Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Apucarana), além de nove Unidades de Coleta e Transfusão de Sangue.

Excelência

Esta Hemorrede presta assistência médica hemoterápica e hematológica aos pacientes portadores de coagulopatias, doença falciforme e talassemia; e faz a captação de doadores de sangue, coleta, armazenamento, processamento, análise laboratorial e a distribuição do sangue coletado e de seus hemocomponentes.

Estes processos são realizados segundo rigorosos critérios de qualidade e de padrões técnicos estabelecidos pela legislação vigente.

Com quase 28 anos de existência, o Hemocentro Regional de Maringá fica na Avenida Mandacaru, ao lado do hospital universitário.

Ele supre as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados de 28 municípíos, buscando a inovação e a excelência dos serviços.

Em 2018, foi certificado pela Norma ISO 9001:2015, depois de um trabalho cujo foco da equipe se concentrou na análise de risco, em oportunidades de melhoria e alinhamento das estratégias.

A conquista representou mais um passo na consolidação da excelência dos serviços, após a certificação de 2011 (ISO 9001:2008), quando modernizou os processos e readequou as rotinas para fornecer produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos clientes e aos requisitos legais vigentes.

A certificação aumenta ainda mais a confiança dos doadores, pacientes, unidades conveniadas, ampliando a visibilidade da Instituição.