As aulas serão realizadas às terças-feiras, de maneira remota, no período de 16 de junho a 30 de julho
O Departamento de Engenharia de Alimentos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) está com inscrições abertas para o curso de extensão tecnologia de produção cervejeira
Com carga horária de 24 horas/aula, o curso é gratuito e será realizado, remotamente, entre os dias 16 de junho e 30 de julho, com aulas ao vivo às terças-feiras, no período das 14 às 15h30, via Google Meet. Também serão disponibilizadas aulas gravadas, com oferta de materiais pelo Google Drive.
Entre os temas que serão discutidos estão os principais conceitos e fundamentos do processo de malteação, as matérias-primas e equipamentos utilizados na produção, o processo de fabricação e a avaliação da qualidade da cerveja.
Todo o conteúdo será de nível básico, voltado para quem não tem conhecimento prévio na tecnologia cervejeira. Por isso mesmo o curso é direcionado não apenas aos acadêmicos do curso de engenharia de alimentos, mas a todos os interessados, inclusive da comunidade externa.
Para solicitar uma vaga é necessário enviar uma mensagem para o e-mail argmonteiro@uem.br, informando nome completo, local de residência e descritivo, com cinco a dez linhas, relatando as razões para querer participar do curso.
Quem são os ministrantes
Antonio Roberto Giriboni Monteiro
Professor do Departamento de Engenharia de Alimentos, com atuação na área de ciência e tecnologia de cereais e amidos (com ênfase em produtos extrusados e produção cervejeira).
Murilo Alonso Cassis
Egresso da UEM, trabalhou em pequenas cervejarias até atuar no desenvolvimento de produtos e processos da AB-InBev, atividade que exerceu por oito anos. Cursou mestrado com tema em tecnologia cervejeira e atualmente é cervejeiro e proprietário de uma microcervejaria.
Diego Rodrigues Marques
Egresso da UEM, fez mestrado com tema em tecnologia cervejeira e atuou com cervejeiro da Edem Beer.
Ghiovani Raniero
Egresso da UEM, fez mestrado com tema em tecnologia cervejeira. Atualmente, desenvolve equipamentos para microcervejarias e atua como cervejeiro autônomo.