bovino 696x463

A proposta é apresentar diferentes aspectos da cadeia produtiva da carne em um ciclo de palestras com pesquisadores de destaque na área. A primeira palestra será hoje (10)

Começa, hoje (10), o ciclo de palestras Tópicos em Qualidade de Carne, promovido pelo Departamento de Medicina Veterinária da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O ciclo abrange oito encontros, envolvendo a cadeia produtiva da carne (veja programação abaixo).

As videoconferências serão realizadas pelo Google Meet, com início às 19 horas. Os palestrantes convidados são pesquisadores de destaque na área, a maioria ligada à Universidade de São Paulo (USP). O ciclo também contará com uma conferencista internacional, docente da Universidade de Guelph, no Canadá, e com um professor do Departamento de Zootecnia da UEM.

Foram abertas 150 vagas e as inscrições devem ser feitas pelos seguintes endereços eletrônicos: aapinto@uem.br e sadrodrigues@uem.br.

Entre o público-alvo estão acadêmicos dos cursos de medicina veterinária e zootecnia, alunos de pós-graduação de demais interessados.

O ciclo de palestras é um projeto de extensão organizado pelas professoras Adriana Aparecida Pinto e Sarah de Andrade Dias Rodrigues, ligadas ao Câmpus Regional de Umuarama.

10 de junho - Fatores ante e post mortem que influenciam na qualidade da carne.

Ministrante: Adrielle Matias Ferrinho- FZEA/USP.

18 de junho - Produção animal e o mercado de carnes de alta qualidade.

Ministrante: Lenise F. Mueller da Silveira- doutoranda FZEA/USP.

25 de junho - Aspectos genéticos de características e qualidade de carne.

Ministrante: Maria Malane Magalhães Muniz - University of Guelph.

2 de julho - Melhoramento animal aplicado à qualidade da carne.

Ministrante:  Taiane da Silva Martins- doutoranda FMVZ/USP..

9 de julho - Programa de certificação da carne Angus.

Ministrante: Angélica Simone Cravo Pereira – FMVZ/USP.

16 de julho - Miopatias e efeitos sobre a qualidade de carne de frangos de corte.

Ministrante: Julian Andrés Muñoz - Doutorando FZEA/USP.

23 de julho - Influência da alimentação na qualidade da carne.

Ministrante: Rodolpho Martin do Prado- DZO/ UEM.

30 de julho - Perspectivas da Utilização da Proteômica na Produção Animal

Ministrante: Mirele Daiana Poleti- pós-doutoranda.FZEA/USP.