Caderno temático reúne um dossiê sobre o assunto e foi publicado na revista Valore, do RJ
Os professores Marcos Cesar Danhoni Neves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Josie Agatha Parrilha da Silva, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), são os organizadores do caderno temático da “Revista Valore” com enfoque sobre os 50 anos do pouso tripulado na lua, celebrado em 2019.
Além da apresentação feita pelos dois docentes, a edição (volume 4) reúne um dossiê sobre o satélite natural da Terra, o quinto maior do Sistema Solar, englobando 14 textos escritos por professores e pesquisadores de várias instituições de ensino superior brasileiras, estaduais e federais.
Os textos abordam temas como uma conversa entre arte e ciência na viagem à lua de Georges Méliès; a física de Hergé; o somnium de Johannes Kepler; fotografar a lua: reflexões e orientações para seu registro; a aventura lunar na ficção de H.G. Wells; e as possibilidades para o ensino e a divulgação da astronomia (partes 1 e 2).
Também traz textos tratando de o etéreo, o sagrado, o poético e o científico em construção/desconstrução; a “farsa da lua” e a óptica!; por quê a lua não cai na terra?; da terra à lua: entre a ficção científica e a realidade; o estado do conhecimento nas produções científicas sobre a influência do ciclo lunar nos organismos; a presença da lua no cinema: uma breve viagem no tempo; e a lua na relação arte-ciência. Leia aqui.
Professora Josie Agatha, da UEPG, organizadora da publicação
Criada em junho de 2016, a Revista Valore, órgão oficial de divulgação da Faculdade Sul Fluminense (Fasf), procura divulgar a produção científica das diferentes áreas do saber que seja de interesse das áreas da saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas.
Os organizadores
Josie da Silva é mestre e doutora em Educação, além de pós-doutora em Educação para a Ciência. Docente do Departamento de Artes da UEPG, ela atua em disciplinas ligadas à formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Também é docente do corpo permanente dos programas stricto sensu de pós-graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática, na UEPG, e professora visitante do programa stricto sensu de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) na UEM.
É líder do grupo de pesquisa Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (Interart), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento.
Marcos Danhoni é professor titular da UEM, lotado no Departamento de Física (DFI), com atuação nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa, e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) na UEM.
Foi professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education.
Professor Marcos Danhoni, da UEM, organizador da edição
Graduado em Física, tem mestrado em Física e doutorado em Educação. Fez estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze no Dipartimento di Física, da Università degli Studi di Roma La Sapienza, na Itália.
Participa de avaliações/acompanhamento de programas de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências (incluindo reuniões do Qualis-Livros). Foi diretor de Cultura da UEM em 2009 e 2010. É ganhador dos prêmios paranaense de Ciência e Tecnologia: 24ª edição, 2010 (extensionista em ciências humanas) e 32ª edição, 2019 (extensionista em ciências exatas).