1 nao.JPG

O planejamento das estratégias e o desenvolvimento das atividades, buscam conscientizar e informar adequadamente professores, alunos e familiares sobre a pandemia de COVID-19

A partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas de Maringá, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), elaborou um material complementar à educação básica, bem como aos alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati/UEM), durante o isolamento social.

Segundo Juliana Vanessa C. Martins Perles, uma das professoras envolvidas, o objetivo da confecção desses jogos, que foram estudados e elaborados por alunos da Graduação e Pós-graduação, foi o de fornecer material complementar para utilização junto aos conteúdos escolares, comumente aplicados nos diferentes níveis escolares, associado ao novo coronavírus, com o intuito de conscientizar e informar adequadamente alunos e professores sobre a pandemia da Covid-19.

Os alunos analisaram os conteúdos ministrados em todos as séries da educação básica - ensino fundamental II e médio-  para elaboração, por meio da educação não formal, de materiais complementares durante o isolamento na Covid-19; também desenvolveram um e-book com atividades para alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

infantil.jpg

Almanaque infantil foi desenvolvido para alunos do ensino fundamental.C

Foram selecionados em uma primeira etapa, temas para serem abordado em forma de jogos com objetivo “ensinar divertindo” e que possam ser confeccionados por professores ou alunos em isolamento social, junto com seus pais e demais moradores da casa, promovendo uma integração familiar e uma disseminação de informações importantes a respeito do novo coronavírus e a doença ocasionada por ele, bem como os cuidados fundamentais para o enfrentamento da pandemia.

“Essas atividades geram resultados importantes, não apenas no produto final, mas também na formação dos alunos da educação básica e dos graduandos, tornando-os profissionais diferenciados que trabalham em equipe com um objetivo social e que busca partilhar seus conhecimentos com a sociedade” explica Juliana Perles.

Para a Perles, mesmo virtualmente, é nítido o envolvimentos e engajamento dos alunos participantes, comprometidos em retornar à sociedade o investimento público na sua formação.

As alunas Beatriz Cervigni Feltrin e Rauana Santandes, Biólogas e Mestrandas em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), participam do Projeto do Mudi e Educação não formal em tempos de Covid-19, e elaboraram os jogos para estudantes do 7º ano e 1º ano do ensino médio, coordenadas pela professora Juliana Vanessa C. Martins Perles.

Também coordenados por Perles, os alunos João Victor Kuller (Biotecnologia), Maysa Pacheco Alvarez da Silva (C. Biológicas) e Rafaela Andreza de Souza Soares (C. Biológicas), elaboraram um Almanaque Infantil.

Coordenados pela professora Josiane Medeiros de Mello, a equipe do projeto de inclusão digital do MUDI, formado pelos Pós-graduandos, Ana Carolina Maciel, Giovana Esteves, João V. Gutierrez, Kaio H. Rissardi e Lorena Hilário, elaboraram o e-book para a 3º idade.

O trabalho em grupo tem estimulado uma responsabilidade social nos alunos de gerar e divulgar informações de forma tecnicamente responsável e planejada para o público a ser atendido.

Atividades com caráter extensionistas ajudam a formar cidadãos capacitados ética e tecnicamente, aptos a retornarem a sociedade o investimento neles empregados.