WhatsApp Image 2020 06 04 at 11.01.07

Inscrições começam na quarta-feira (10) e as atividades do curso, online, terão início em 6 de julho

O Departamento de Tecnologia (DTC) da Universidade Estadual de Maringá, no Câmpus Regional de Umuarama (CAR), vai promover, a partir de 6 de julho, o curso de extensão “Introdução a Microbiologia de Alimentos: noções básicas de Biologia”.

As inscrições começam no dia 10 (quarta-feira), e os participantes receberão certificado de 40 horas. Os interessados devem se inscrever pelo google formulário, no link. As atividades do curso, previstas para encerrar no dia 30 de julho, serão transmitidas por meio do Google Meet e da Plataforma Moodle.

A microbiologia dos alimentos é a ciência que estuda os processos em que os micro-organismos causam alterações das características físicas e químicas dos produtos de consumo alimentício humano ou animal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), esta ciência também envolve os estudos quanto à vida útil dos alimentos, processamento de produtos tradicionais e o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com atributos sensoriais adequados a diferentes públicos consumidores.

Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

Outras informações com a professora Juliana Scanavacca ou Juliana Bueno Ruiz, do DTC, pelos e-mails jscanavacca2@uem.br, jbrrebecca2@uem.br e cursomicrobiologiauem@gmail.com