kids-5ed10246e501b.jpg

Evento é semanal, gratuito e conta com a certificação de 28 horas

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), inicia nessa segunda-feira (1) o curso de extensão com o tema ‘Infância e Adolescência: educação, direitos e cultura no século XXI’, com o objetivo de promover debates sobre educação, infância e adolescência no Brasil buscando estabelecer relações com os direitos sociais na contemporaneidade e no período de isolamento social em decorrência da Covid-19.

O Curso, que tem como público alvo acadêmicos, professores, educadores sociais e comunidade externa, também busca potencializar a reflexão sobre educação, direitos, justiça, infância e adolescência e suas relações com a formação profissional; Estimular a participação dos acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá em período de isolamento social.

“As reuniões serão realizadas por meio da plataforma Google Meet, em forma de palestras e discussões com os participantes com a sistemática de 14 encontros online de 2 horas cada” explica Paula Marçal, coordenadora do PCA e do evento; que também conta com a coordenação de Thaís Godoi de Souza, Câmpus Regional do Vale do Ivaí.

As inscrições podem ser feitas pelo email até o dia 30 de maio.

O link da reunião será enviado para os inscritos por meio do endereço eletrônico e telefone.

Programação:

Data: 1 de junho.

Início às 9h30.

Tema: Violência doméstica contra criança e adolescente e a pandemia.

Prof. Drª Vanessa Rombola Machado.

Data: 3 de junho.

Início às 9h30.

Tema: Contextos das infâncias do campo: lugar, identidade e educação.

Profª Drª Franciele Clara Peloso.

Data: 10 de junho.

Início às 9h30.

Tema: A atuação da equipe psicossocial nas varas de infância e juventude no Tribunal de Justiça do Paraná.

Prof.ª Msª. Priscila de Almeida Souza.

Data: 17 de junho.

Início às 9h30.

Tema: O direito das crianças e adolescentes em meio à pandemia e o acesso à informação pública.

Profª Drª Claudiana Tavares.

Data: 24 de junho.

Início às 9h30.

Tema: O perfil social e educacional do preso no Brasil e a oferta da educação escolar nas prisões.

Profª Drª Daiane Letícia Boiago.

Data: 1 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Prática Teatral com Crianças e Adolescentes com Direitos Violados.

Profª Msª Renata Carolina Pereira.

Data: 8 de julho.

Início às 9h30.

Tema: A Educação Social na extensão universitária: interlocuções com crianças, adolescentes e educadores.

Profª Drª Cléia Renata Teixeira de Souza.

Data: 15 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Modos de ensinar das crianças: vozes potentes para uma educação no século XXI.

Prof. Me. João Alfredo Martins Marchi.

Data: 22 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Educação e educação social.

Profª Msª Zilda Bergo.

Data: 29 de julho.

Início às 9h30.

Tema: Infância, cultura lúdica e participação.

Prof. Dr. Marcelo Adriano Colavitto.

Data: 5 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Educação literária em ação: literatura infantil em diferentes espaços.

Prof. Msª Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame e Profª Drª Ercília Angeli Teixeira de Paula.

Data: 12 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Participação política de crianças e adolescentes.

Profª Msª. Patrícia Cruzelino Rodrigues.

Data: 19 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Gênero(s), Sexualidade(s) e interseccionalidades: os desafios e as potencialidades no contexto político contemporâneo.

Profª Drª Cassia Cristina Furlan.

Data: 21 de agosto.

Início às 9h30.

Tema: Crianças e adolescentes pelo mundo: histórias, culturas e direitos

Profª Drª Verônica Muller.