milho doenças ferrugem 696x489O evento será ministrado no período de 2 de junho a 12 de setembro por videoconferência

O Departamento de Agronomia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) programou o curso de extensão Diagnose e Clínica de Doenças de Plantas, que terá início no dia 2 de junho e será ministrado, por videoconferência, para acadêmicos do curso de Agronomia.

O curso é gratuito e as inscrições deverão ser feitas pelo endereço eletrônico cmsreis2@uem.br.

As aulas serão ministradas às terças-feiras em dois horários, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, e às sextas-feiras das 8 às 11 horas, totalizando dez horas semanais. A carga horária completa do curso será de 200 horas/aula.

Sob coordenação da professora Kátia Regina Freitas Schwan Estrada, o curso terá participação dos professores Cristiane Mendes da Silva Reis, Dauri José Tessmann, Eliezer Rodrigues de Souto e William Mário de Carvalho Nunes. Todos docentes do Departamento de Agronomia da UEM.

Programação

No período de 2 a 27 de junho o conteúdo oferecido engloba o conceito e importância de diagnose e clínica de doenças de plantas, sintomatologia de doenças abióticas e bióticas, etapas na diagnose e diagnose e clínica de doenças das principais culturas extensivas e intensivas, pós-colheita e florestas cultivadas no Brasil.

Entre 29 de junho e 18 de julho serão discutidas diagnose e clínica de doenças das principais culturas extensivas e intensivas, pós-colheita e florestas cultivadas no Brasil e conservação de fitopatógenos e de tecido vegetal sintomático (herbarização).

O curso segue até 12 de setembro com a seguinte programação: princípios de controle de doenças e medidas de Controle, receituário agronômico, resistência de patógenos a defensivos agrícolas, segurança na aplicação de defensivos agrícolas e segurança alimentar.