Nota de apoio

Reitoria manifesta apoio às Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Artes e contrária aos critérios para a seleção de bolsas de iniciação científica

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) expressa sua preocupação e solidariedade aos pesquisadores das Áreas das Ciências Humanas, das Ciências Sociais Aplicadas e das Artes, frente ao desestímulo ocasionado pela falta de incentivo às pesquisas realizadas pela área. Neste sentido, destacamos que não apoiamos os critérios anunciados para a concessão de bolsas de iniciação científica, por meio da Portaria MCTIC nº 1.122, de 19/03/2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. A referida portaria define as Áreas de Tecnologias Prioritárias, as quais não são contemplam as áreas supracitadas. Afirmamos que a UEM reconhece que todas as áreas são de suma importância para o desenvolvimento científico, artístico e cultural da nossa sociedade, por isso, nosso apoio e solidariedade às pesquisadoras e aos pesquisadores das Humanidades. Seguiremos em defesa e na construção de uma universidade de qualidade em todas as áreas de conhecimento.