simposio internacional enfermagem.jpg

Serão realizados 11 encontros virtuais até o mês de junho

Em comemoração à 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza o VI Simpósio Internacional de Enfermagem – Luta e protagonismo: a Enfermagem em defesa da vida e do SUS, que está sendo realizado do dia 12 de maio a 13 de julho, pelo Departamento de Enfermagem (DEN), Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PSE) e Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM/UEM), por meio do link do youtube.

2020 foi declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o ano Internacional dos Enfermeiros e das Parteiras em todo o mundo, e mais do que nunca, em meio a pandemia da Covid-19, a enfermagem mostra sua força, sua dedicação, sua ciência e sua capacidade no enfrentamento em defesa da vida e também do SUS.

“Diante de tantas adversidades, em tempos sombrios, a Enfermagem reforça seu papel de advogar pelos direitos e legitimar as lutas políticas por melhores condições de vida e de trabalho. Também neste mês de comemoração dos 200 anos de Florence Nigthingale (considerada a mãe da enfermagem), ressignificando as práticas de enfermagem, remodelando os laços de apoio e valorizando o SUS” explica Nelly Lopes de Moraes Gil, professora adjunta do Departamento de Enfermagem e coordenadora do simpósio.

O Link do evento está disponível para alunos e docentes do curso de graduação e pós-graduação em enfermagem da UEM, profissionais do Hospital Universitário Regional de Maringá-UEM, Secretaria Municipal de Saúde de Maringá e profissionais de enfermagem.

Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio e homenageia Florence Nightingale, inglesa considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de soldados feridos durante a guerra da Crimeia, no século XIX.

Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular no mundo, no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.

A data passou a ser comemorada no Brasil, em 1938, instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.

Confira a programação:
Dia 18/05 às 19h

Tema: “Lições do passado em tempos de Coronavírus”

Ministrante: Dra. Margarida Maria Rocha Bernardes

Dia 21/05 às 19h

Tema: Nursing Now: as boas práticas, os desafios da Enfermagem e a participação da Pós-graduação

Convidado: Dr. Ítalo Rodolfo Silva. Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ. Professor Adjunto no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.

Dia 25/05 às 19h

Tema: História da Enfermagem

Convidada: Dra. Margarida Maria Rocha Bernardes. Bióloga, Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra, Ministério da Defesa (ESG/MD).

Dia 27/05 às 19h

Tema: Doenças raras frente a pandemia;

Tema: Mídias sociais como ferramenta de trabalho.

Convidada: Dra. Geisa Luz. Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Conselheira Fiscal na Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica e Consultora Científica na Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves. Docente do curso de medicina da Unicesumar.

02/06 às 19h

Tema: “Luto no COVID-19: A dor dos que ficam”.

Ministrante: Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes.

04/06 às 19h

Tema: “Vivenciando a pandemia em diferentes contextos e países”.

Enfermeira Mestre Clicie Arrias, Gestão das redes de atenção à saúde;

Enfermeira Mestre Dayane Akinara Toledo Ribeiro, Instituição de Longa Permanência;

Enfermeira Solange Amaro Niehues, Instituição Hospitalar.

09/06 às 19h

Tema: “Vivenciando a pandemia em diferentes contextos e países”.

Enfermeiros Eduardo Pereira Paschoal e Tharles Maia de Castro- Rondônia;

Enfermeira Gabriela Sales- Rio de Janeiro;

Hudson Bezerra e Carolina Morais- Paris;

Enfermeira Maristela Motta- Crema;

Enfermeira Gabriela Schiavon Ganassin- EUA.

10/06 às 19h00

Tema: Saúde Mental dos Profissionais frente a Pandemia ao COVID-19.

Ministrante: Enfermeiro Marcio Roberto Paes, Coordenador da Comissão de Saúde Mental – Coren- Paraná.