panorama por cidade.jpg

Com essa ferramenta os gestores conseguem tomar decisões com antecedência e respaldo técnico necessário quanto à da Covid-19

Pesquisadores do Departamentos de Estatística e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentaram nessa terça-feira (12), no Auditório Dona Guilhermina, uma plataforma criada para o acompanhamento dos casos da Covid-19, que fornece uma visão de passado, presente e uma previsão quanto ao futuro, aos secretários de 30 municípios que compõe a 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná.

O projeto surgiu a partir da pesquisa conjunta por modelos que descrevessem o comportamento do crescimento do número de casos de Covid-19 no município de Maringá.  “Por meio de reuniões entre a 15ª Regional da Saúde, equipe técnica vinculada a esta regional e os pesquisadores da UEM, detectamos a necessidade de respaldo técnico, principalmente por parte dos municípios menores, para auxílio na tomada de decisão” explica professora Daniele Cristina Tita Granzotto, chefe do Departamento de Estatística da UEM.

Ainda segundo Granzotto, o número de casos da Covid-19, do passado e presente, são apresentados por meio de estatística descritiva, gráficos e índices, fornecendo além de um panorama geral para todos os municípios, também cenários específicos para cada uma destas 30 cidades. “Pensando em previsão, incluímos na plataforma de acompanhamento estimativas tais como taxa de propagação, reprodução evolução, modelos de previsão, etc” explica Daniele.

A plataforma é atualizadas diariamente. Os técnicos vinculados à Regional de Saúde enviam planilhas atualizadas com os dados de notificação da Covid-19 e estas informações são organizadas e sistematizadas, para então alimentar o Dashboard (painel de um tipo de interface gráfica), disponível online e de acesso (neste momento) restrito aos gestores.