WhatsApp Image 2020-05-13 at 11.11.58.jpeg

Tania Ueda-Nakamura é professora do Departamento de Ciências Básicas da Saúde na UEM, onde orienta projetos de pesquisa de alunos de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

O Blog ‘Ciência pelos olhos delas - Celebrando a contribuição das mulheres cientistas’, criado em 2016 como parte da rede de blogs de divulgação científica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para divulgar pesquisas científicas produzidas por mulheres, no progresso da Ciência,  deu destaque, esta semana, à professora doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Tania Ueda-Nakamura, que tem sua pesquisa voltada à área de Microbiologia e Virologia, entre elas a busca por agentes antivirais a partir de produtos naturais e sintéticos; além de possuir uma produção científica de destaque, com quase 200 artigos científicos publicados ao longo de sua carreira, tem contribuído para a formação de jovens cientistas (mestres e doutores), que hoje estão espalhados pelo país e pelo mundo.

Para a Ueda-Nakamura, contribuir para a ciência é um trabalho muito gratificante, pois quando se busca soluções para as adversidades, tentando compreender a origem do problema e traçando estratégias para resolvê-los, gera-se conhecimento. Além disso, “para professores e cientistas, tão importante quanto uma grande descoberta, é a oportunidade de poder incentivar jovens talentos a trilhar por este caminho, que é árduo, mas necessário para o desenvolvimento de uma grande nação, como o Brasil.  E quanto mais cedo se inicia nessa caminhada, maior a chance de formar profissionais qualificados para agir em situações de emergência como a que estamos atravessando no momento, a pandemia da COVID-19” justifica Ueda-Nakamura. 

alunos.JPG

Tania Ueda-Nakamura contribui com a formação de dezenas de cientistas e alunos de Iniciação Científica.

A educação para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade é fundamental para o bem-estar das pessoas e para a evolução de um povo. E isso já pode ser percebido nas ações que estão sendo desenvolvidas tanto no ambiente acadêmico quanto no setor produtivo no enfrentamento da Pandemia, como vem sendo realizado na UEM e na comunidade. 

“Após este evento, espera-se que as pessoas saiam mais fortes e preparadas para lidar com as adversidades, com valores diferentes, mais humanos e solidários, e tomem consciência do valor da Ciência na vida de todos. Por outro lado, os governantes eleitos pelo povo precisam valorizar a educação, a ciência e a tecnologia, pois é dela que vai depender a formação dos cientistas” explica Tania. 

Ainda segundo Ueda-Nakamura, nesta longa caminhada, houve um grande avanço, e hoje muitos doutores estão prontos para assumir postos em diversos segmentos, mas falta lhes oportunidade e a devida valorização como cientistas.

De acordo com a doutora Tania, políticas de desenvolvimento científico e tecnológico devem ser prioridade e ser planejadas de modo que os recursos sejam distribuídos de forma racional levando-se em conta a vocação produtiva e econômica de cada região, e assim, as instituições estejam preparadas para agir prontamente em qualquer situação.